Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Com aumento de vagas temporárias, mercado formal de trabalho cresceu no RS em 2019

por Pablo Ribeiro

Dados do Boletim de Trabalho do RS apontam um avanço das modalidades com menos direitos

Foto: Arquivo Agência Brasil/Divulgação

Após quatro anos de resultados que apontaram perdas ou estagnação, o mercado formal de trabalho no Rio Grande do Sul voltou a registrar expansão em 2019, uma alta de 2% em relação aos 12 meses anteriores, o que representou um saldo positivo de 57.194 vínculos. O resultado positivo, ainda em um cenário pré-pandemia, é idêntico ao do Brasil em termos percentuais e o primeiro aumento na série desde 2014.

Os dados do Boletim de Trabalho do RS, divulgado nesta quarta-feira (27/1), pelo Departamento de Economia e Estatística (DEE), vinculado à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), mostram que a alta veio acompanhada de uma mudança no tipo de vínculo de trabalho.

O documento, elaborado pelos pesquisadores Guilherme Xavier Sobrinho e Raul Bastos, aponta um avanço das modalidades com menos direitos, muitas delas estabelecidas ou alteradas na Reforma Trabalhista de 2017, em detrimento dos vínculos mais tradicionais, com mais garantias. Em entrevista à Tua Rádio São Francisco, o pesquisador Guilherme Xavier Sobrinho falou sobre o estudo.

Ouça AQUI a entrevista completa.

Boletim de Trabalho

Produzido pelo DEE, vinculado à Subsecretaria de Planejamento da SPGG, o Boletim de Trabalho oferece, trimestralmente, análises sobre o mercado de trabalho no Rio Grande do Sul, aprofundando, a cada edição, algum aspecto referente à força de trabalho e à ocupação, em dimensões como rendimentos, perfil demográfico dos trabalhadores e diferentes formas de inserção no mercado.

• Boletim completo
• Dados sobre o mercado formal em 2019

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais