Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Caxias do Sul integra Região das Hortênsias em novo Mapa do Turismo Brasileiro

por Rodrigo Fischer

Mudança ocorreu nesta segunda-feira (26/08). Alteração valerá até 2021, quando podem ser realizadas trocas de regiões

Foto: Divulgação

O Ministério do Turismo divulgou, nesta segunda-feira (26/08), o novo Mapa do Turismo Brasileiro. A partir de agora, Caxias do Sul faz parte da Região das Hortênsias, segundo a atualização que valerá até 2021, quando pode receber alterações. Com a saída da Uva e do Vinho, a cidade integra a categoria B da nova região, atrás de Gramado, que está no grupo A. A classificação leva em conta o desempenho das economias turísticas locais.

A mudança foi uma solicitação da Prefeitura de Caxias do Sul, que justificou a troca pela proximidade do município com as cidades da Região das Hortênsias, além de alegar uma integração que ajudaria no desenvolvimento conjunto da região, como o planejamento da construção do Aeroporto Regional da Serra Gaúcha, em Vila Oliva

Relembre o caso.

A ideia de alteração surgiu em junho deste ano, quando o Município apresentou a proposta para os integrantes da região. Gramado foi a única cidade contrária a mudança. Após esse processo, Caxias do Sul encaminhou o pedido de mudança junto a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Rio Grande do Sul (Sedetur), que media as negociações com o Ministério do Turismo. Porém, uma liminar do juiz João Pedro Cavalli Júnior impediu a cidade caxiense de integrar a nova região. No último dia 15/08, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS) concedeu uma decisão favorável à Prefeitura, derrubando a decisão que negava a mudança. Imediatamente, a Sedetur encaminhou os documentos para a alteração de região.

A reportagem da Tua Rádio São Francisco procurou a secretária de Turismo, Renata Carraro, para falar sobre os próximos passos do Município em relação ao tema. Conforme a assessoria de imprensa da pasta, as perguntas deveriam ser enviadas por e-mail para serem respondidas.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais