Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Levantamento do Simecs aponta crescente recuperação das indústrias em Caxias e região

por Daniel Lucas Rodrigues

Pesquisa foi realizada entre os dias 18 e 30 de julho deste ano

Foto: CNI/José Paulo Lacerda/Direitos Reservados

Uma pesquisa do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região (Simecs) aponta que mais de 80% do setor realizou novas contratações no ano de 2021. O levantamento foi feito entre 18 e 30 de julho, com 107 empresas das cidades de Caxias do Sul, Farroupilha, São Marcos, Carlos Barbosa, Flores da Cunha, Veranópolis, Garibaldi e Nova Roma do Sul. 69% são do setor metalmecânico e 74% são de micro e pequenas empresas.

Os indicadores apontam que 15% efetuaram contratações de mais de 30 pessoas e 3% de mais de 100 funcionários. Durante o programa Em Alta desta segunda-feira (23), o vice-presidente de relações institucionais do Simecs, Ruben Antônio Bisi, diz que a maioria corresponde ao ramo da agricultura, como o transporte de grãos e implementos agrícolas. Ele fala que o crescimento vem desde outubro de 2020 e a pesquisa apenas pontuou este bom momento do setor industrial durante a pandemia.

As respostas apresentaram que 30% apontaram subida na demanda e 38% demanda estável. A alta também foi registrada no faturamento de 33% das empresas, enquanto 44% mostraram estabilidade no indicador em relação ao último levantamento realizado pelo Simecs, no mês de maio. Mesmo com os dados positivos, Bisi ressalta que a área do transporte público ainda não tem sinal de retomada. A reta final da vacinação contra a Covid-19 no Rio Grande do Sul pode impactar em resultados melhores no fim do ano e uma volta em 2022.

Sobre o retorno aos patamares pré-pandemia: mais da metade (55%) já retomaram aos níveis pré-crise, 6% estimam esse retorno em julho e 29% preveem a retomada entre os meses de setembro e dezembro. Somente 10% das empresas informam não ter perspectiva de recuperação em 2021. Bisi acredita que se a imunização finalizar no prazo previsto com a primeira dose, em setembro, há grandes chances de estabilização das empresas no início do próximo ano.

Matéria-prima

Algumas das dificuldades das empresas neste período seguem envolvendo o tema matéria-prima. A variação e o aumento frequente dos preços foram apontados por 101 empresas e 61 indicaram a falta de estoque dos fornecedores. O aço é o material que mais afeta negativamente o setor: 66% das empresas continuam com dificuldade para conseguir este insumo e 43% afirmam que o aumento de preço de alguns tipos de aço passou de 100%.

O SIMECS tem sede na cidade de Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, e abrangência de outros 16 municípios. Representa mais de 3.300 empresas, responsáveis por mais de 52 mil postos de trabalho.

Clique AQUI e ouça a entrevista completa.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais