Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Contribuintes entregaram pouco mais de 16% das declarações do Imposto de Renda em Caxias

Baixar Áudio por Luiz Fernando

São esperadas cerca de 141 mil declarações no município.

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Quem precisa acertar as contas com a Receita Federal, tem até o dia 29 de abril para resolver a situação. Somente em Caxias do Sul, são esperadas 141 mil declarações. Na atualização mais recente, que corresponde à segunda-feira (21), 23.221 entregaram o documento. Isso totaliza 16,41% dos contribuintes.

Para este ano, quem vai cumprir essa obrigação tem que estar atento a algumas novidades. O representante regional de Cidadania Fiscal da Receita Federal, Gilson Borges de Almeida, explica que entre as mudanças está o acesso ampliado a declaração pré-preenchida. Neste ano, será possível acessar em todas as plataformas. Além disso, há o facilitador na restituição, quando for o caso, via PIX.

Gilson reforça uma possibilidade, que é a destinação de parte do imposto devido para auxiliar projetos e fundos. Quem opta pela declaração de modelo completa, pode repassar até 6% para iniciativas culturais, esportivas e do segmento audiovisual. Além disso, podem beneficiar os fundos do idoso e da criança e do adolescente.

Esta possibilidade faz uma diferença significativa nestas iniciativas. Porém, ainda é pouco utilizada em Caxias do Sul. No ano de 2021, apenas 10% do valor passível de ser destinado foi repassado pelos contribuintes.

(Acompanhe a reportagem em ouvir notícia)

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais