Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Caxias do Sul registra fechamento de 137 vagas formais de trabalho

Baixar Áudio por Luiz Fernando

Dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) referentes a setembro

Foto: EBC/Divulgação

Caxias do Sul fechou 137 postos de trabalho no mês de setembro. É o que consta nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), tabulados pelo Observatório do Trabalho da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

O número negativo foi puxado pelo setor da Indústria de Transformação, que desligou 1.635 funcionários, o que dá 136 vagas a menos para essa área. Segundo a coordenadora do órgão universitário, Lodonha Coimbra Soares, a principal justificativa está na crise econômica.

Para a coordenadora, o índice negativo da Indústria de Transformação tem ligação direta com o baixo desempenho do Comércio em setembro, que fechou 91 postos de trabalho na cidade. Ela explica que a grande maioria dos trabalhadores está lotada no setor industrial e em paralelo, é a área que apresenta o maior número de vagas formais fechadas. Isso impacta na renda média do profissional, refletindo em um menor consumo comercial, apenas para necessidades. As duas ações representam a diminuição na empregabilidade no setor do Comércio.

O setor de Serviços foi o que mais empregou neste mês. 1.733 pessoas estão nessa área, o que representa 22 novas vagas abertas na cidade. Conforme Lodonha teria duas hipóteses. Uma é a migração dos trabalhadores industriais para áreas de prestação de serviços, como tornar-se motorista por aplicativo ou cadastrar-se no Microempreendedor Individual (MEI). A outra seria o turismo de negócio, uma vez que Caxias do Sul se insere em uma região bastante visitada.

A Agropecuária foi outro setor que abriu postos de trabalho, com 66 novas admissões. No Brasil, foram criadas mais de 150 mil vagas formais de trabalho.

(Ouça as entrevistas no "Ouvir notícia" abaixo da manchete).

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais