Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Em Brasília, CIC de Caxias pede para parlamentares urgência na votação de MP que beneficiaria economia do país

por Daniel Lucas Rodrigues

Entidades empresariais se reuniram com representantes do Executivo e Legislativo federal desde segunda-feira (17)

Foto: Fernando Soares Pereira/Divulgação

Pautas econômicas e da saúde foram os temas da viagem para Brasília de uma comitiva de entidades empresariais da Serra Gaúcha, que se encontrou com representantes do Executivo e do Legislativo federal. O grupo estava desde segunda-feira (17) na capital federal e retornou nesta quarta-feira (19/05). A Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul foi uma das representantes da cidade nesta visita.

Durante os dois dias, as instituições se reuniram com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, com o deputado Marcel van Hatten, e com a coordenadora-Geral de Implementação e Fiscalização de Regimes Automotivos, Margarete Gandini. Também estão previstas reuniões com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, o senador Luiz Carlos Heinze, e os deputados federais Baleia Rossi e Afonso Motta. O deputado federal gaúcho Jerônimo Goergen e o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Onyx Lorenzoni, também foram procurados pela comitiva.

O presidente da CIC, Ivanir Gasparin, afirma que o tema mais abordado foi sobre a Medida Provisória (MP) 252, conhecida como MP do Bem. A proposta aguarda a votação do Projeto de Lei do Congresso Nacional n° 2, de 2021, para liberar a medida que ela estabeleceria incentivos fiscais para empresas exportadoras e para os setores de tecnologia, inclusão digital e construção civil. Segundo Gasparin, foi pedido urgência para votação da proposta, pois o empresariado não teria mais fôlego de esperar passar a pandemia. Ele ressalta que os políticos foram atenciosos com a solicitação e o deputado Baleia Rossi teria pedido auxílio da CIC para conversar com outros parlamentares, para agilizar o processo de votação na câmara.

Acomitiva também entregou uma correspondência ao gabinete do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, pedindo rapidez no processo para fornecimento dos medicamentos que compõem o “kit intubação”. Na carta, os empresários alertaram para o fato de que, na Serra Gaúcha, a aproximação do inverno e as baixas temperaturas agravam a pandemia e as demais doenças respiratórias. Gasparin ressalta que a carta foi encaminhada, mas não conseguiu se reunir com o ministro ou representantes do ministério. Ele afirma que não previsão de resposta por Queiroga, o que vai ter será uma cobrança pela entidade para que o documento seja respondido. Foi solicitado ainda um reestudo para o fornecimento de verbas ao Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo um repasse maior para as cidades referências, como Caxias do Sul.

Em junho, a CIC agendou a vinda de representantes do Ministério da Economia para falar sobre o setor metalomecânico caxiense. O tema seriam as negociações de matéria-prima para a categoria, entre outras pautas.

Estavam em Brasília ainda o vice-presidente de Indústria da CIC, Mauro Bellini, e dos diretores Institucionais Daniel Randon, Joarez Piccinini e Ruben Bisi, e o presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico (Simecs), Paulo Spanholi.

Clique AQUI e confira a entrevista completa.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais