Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
10:00:00
Gente Nossa
14:00:00
 
 

Programa Miniempresa completa 20 anos em Caxias do Sul

por Ivan Sgarabotto

A Rádio São Francisco vai ouvir as doze escolas rede pública e privada de ensino participantes do projeto

Foto: Letícia Boscatto

Iniciadas no dia 7 de março, as jornadas do Programa Miniempresa já estão em pleno andamento. Em 2016, quando completa 20 anos, 12 escolas da rede pública e privada de ensino de Caxias do Sul estão participando. O programa da Associação Junior Achievement, realizado pelo Departamento de Jovens Empresários da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), tem o objetivo de despertar e desenvolver o empreendedorismo em adolescentes que cursam o segundo ano do Ensino Médio, que nesta edição chegam a 234.

Acompanhados por 48 voluntários das áreas de Recursos Humanos, Produção, Finanças e Marketing, os estudantes se reúnem em suas escolas uma vez por semana durante 3 horas e meia, ao longo de 15 semanas. Neste período, os miniempresários executam todos os passos para a criação de uma empresa. Eles vendem ações para levantar capital para o negócio, fazem pesquisa de mercado para a escolha do produto, fabricam e pagam os salários. Além disto, elaboram a estrutura organizacional da empresa, com a escolha de um presidente e quatro diretores, desenvolvem a estratégia de comercialização de seus produtos, recolhem parte do faturamento como tributação simbólica, que é doada a uma instituição ao final do programa, e ainda apuram o lucro e recompram as ações.

A comunidade terá várias oportunidades para conhecer e adquirir os produtos das Miniempresas. Uma das ações é a Feira nas Reuniões-Almoço da CIC, no dia 23 de maio, das 11h às 14h, no saguão do restaurante, onde, além de oferecer seus produtos à venda, os jovens poderão ter um contato mais próximo com os empresários que frequentam a entidade.

Já a tradicional Feira da Miniempresa está agendada para o período de 7 a 12 de junho, no Shopping San Pelegrino. A formatura de encerramento do Programa Miniempresa será realizada no dia 8 de julho, às 19h30, no UCS Teatro. 

O programa ‘Temática’ da Rádio São Francisco vai ouvir as doze escolas participantes. A primeira é a Escola Estadual de Ensino Médio Irmão José Otão, do bairro Panazzolo. Confira aqui o áudio.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais