Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Henrique Meirelles anuncia nomes da nova equipe econômica

por Ivan Sgarabotto

Foram indicados: Ilan Goldfajn (Banco Central), Marcelo Caetano (Secretaria de Previdência), Mansueto Almeida (Seae) e Carlos Hamilton (SPE)

Carlos Hamilton (SPE), Henrique Meirelles (ministro da Fazenda) e Mansueto Almeida (Seae) durante anúncio da nova equipe econômica
Foto: Gustavo Raniere/GMF

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, anunciou, nesta terça-feira, 17, parte da nova equipe econômica que irá compor o governo. Para o comando do Banco Central, foi indicado o economista Ilan Goldfajn. Ele assumirá o cargo quando o Senado Federal aprovar o nome.

O economista e integrante do corpo docente do curso de Ciências Econômicas da Universidade de Caxias do Sul (UCS) Cláudio Branchieri participou na manhã desta quarta-feira, 18, do programa 'Conectado', da Rádio São Francisco e comentou sobre sobre os nomes indicados da ministro da Fazenda e o cenário que a nova equipe vai enfrentar nas próximas semanas. (Acompanhe, em áudio)

A partir de agora, o presidente do Banco Central deixa de ter status de ministro de Estado. Porém, segundo Meirelles, a prerrogativa de foro especial será mantida por meio de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC). Na PEC, o governo ainda irá propor que o Banco Central tenha autonomia técnica decisória.

A Secretaria da Previdência ficará sob o comando de Marcelo Caetano, que será responsável por formular uma nova política para área. Na Secretaria de Política Econômica, Carlos Hamilton irá coordenar a formulação das políticas macroeconômicas que vão fundamentar as ações do governo federal.

Já na Secretaria de Acompanhamento Econômico, o indicado foi Mansueto de Almeida Júnior, que terá a responsabilidade de acompanhar e analisar as despesas públicas.

O ministro da Fazenda adiantou que a próxima rodada de anúncios irá tratar dos bancos públicos. Para o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), está definido o nome da economista Maria Silvia Bastos Marques.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais