Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

“2020 será melhor que 2019”, diz presidente da CIC sobre o crescimento da economia

Baixar Áudio por Pablo Ribeiro

Segundo Ivanir Gasparin, o setor da indústria tem se mostrado como o principal gerador de empregos

Foto: Agência Brasil/Divulgação

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) divulgou, na última quinta-feira (16), os dados do Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Ices). Conforme os números, em janeiro deste ano, o índice atingiu os 126,6 pontos, em uma escala de zero a 200. O resultado, além de ser 2% maior que em dezembro e 4,7% maior do que o registrado em janeiro de 2019, é o maior patamar para um mês de janeiro desde 2013.

Segundo o presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), Ivanir Gasparin, durante entrevista ao programa Conectado Perfil, na manhã do último sábado (18), o ano de 2020 será melhor que 2019, no que diz respeito ao crescimento da economia. “É melhor um crescimento lento, mas constante, como vem acontecendo nos últimos dois ou três anos, do que aquele “voo de galinha”, que é crescimento rápido, onde a queda é mais rápido ainda. Entramos 2020 com o pé direito. A economia está crescendo e as principais fábricas estão tomadas de pedidos.2020 vai ser muito melhor que 2019”.

Gasparin ainda destaca que é preciso ter atenção para eventos externos, que podem afetar a economia local. “Tem casos como o da Argentina, que é a principal parceira do Brasil, mas principalmente de Caxias e da Serra gaúcha. Outra, o atentado no Oriente Médio, que aconteceu no Iraque pode afetar toda nossa economia. Então, nós temos que estar atentos a isso”.

Ainda conforme o presidente da CIC, o setor da indústria tem se mostrado como o principal gerador de empregos. Para Gasparin, tal fato é importante para fomentar os outros setores, o comércio e serviços. “Até dois anos atrás, quem gerou emprego em Caxias foi o comércio e o serviço. A partir do ano passado, a Indústria começou a contratar. A riqueza vem da produção. Essa geração de empregos na indústria é importante para, depois, o comércio e o serviço trabalharem”.

O último balanço da economia caxiense, divulgado pela CIC, foi referente ao mês de outubro de 2019, onde houve crescimento de 1,6%. A indústria foi o setor responsável pelo desempenho positivo do mês, com aumento de 4,2% em relação a setembro.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais