Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Simecs propõe que Vila Oliva seja um novo distrito industrial para que empresas permaneçam em Caxias do Sul

por Daniel Lucas Rodrigues

Uma série de reivindicações foi entregue ao Município nesta semana pela entidade, durante reunião com o prefeito Adiló Didomenico

Foto: Divulgação/Gorden Engenharia

O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico (Simecs) entregou um documento com reivindicações da categoria para a Prefeitura de Caxias do Sul nesta semana. As solicitações possuem quatro pontos que visam aumentar a competitividade das empresas do setor, por meio de mudanças na infraestrutura para uma expansão do ramo. A pauta foi discutida em uma reunião entre a entidade empresarial e o Município.

O Simecs foi representado no encontro pelo presidente Paulo Spanholi e o vice-presidente de relações institucionais, Ruben Bisi. O prefeito Adiló Didomenico (PSDB) falou pelo Executivo municipal. Uma das proposições pretende criar um novo distrito industrial em Vila Oliva, no interior de Caxias. A ideia é tornar a cidade atrativa para que os empreendimentos do setor permaneçam no município. Para a Tua Rádio São Francisco, Paulo Spanholi explica que a região traria vantagens às indústrias. Não teria gasto com bacia de captação, pouca irregularidade do solo, que encarece a construção de empreendimentos, e o preço do aluguel poderia ser mais barato. Futuramente, ele vislumbra que o distrito seria fomentado com a instalação do Aeroporto Regional da Serra Gaúcha.

Spanholi também alega que a cidade vem perdendo competitividade ao longo dos anos. Muitas indústrias se mudaram para Flores da Cunha e Farroupilha. Mais um motivo é em nível estadual, com a alta carga tributária no Rio Grande do Sul que dificultaria a manutenção das empresas. Ele acredita que o governador Eduardo Leite (PSDB) vem modificando a parte fiscal, beneficiando a categoria. Mesmo assim, já há uma perda grande e se necessita incentivar a capacidade industrial no estado.

Outra preocupação do sindicato é com a reciclagem e destino dos resíduos industriais. Os orgânicos seguem, atualmente, para o aterro sanitário. O setor defende alternativas para evitar a exaustão do local. Em relação aos industriais, como óleos e panos, hoje enviados para fora da cidade, a sugestão é de implantar um sistema de incineração. O Simecs reforçou a reivindicação de melhoria na infraestrutura, com objetivo de melhorar a logística. Como obras, foram citadas a duplicação dos acessos à cidade, roçadas mais frequentes a fim de melhorar a visibilidade dos trajetos e operações consistentes de tapa-buracos nas estradas e vias. A entidade ainda definiu como preocupante a demora na ligação de energia elétrica pela RGE. Segundo relatos de empresários que estão abrindo novas plantas, a concessionária tem demorado de 90 a 120 dias para fazer novos pontos de energia.

O Executivo estuda firmar parceria com a Universidade de Caxias do Sul (UCS) para elaborar um projeto com planejamento para o futuro da cidade, contemplando uma série de situações. Conforme Spanholi, o Município pretende formar uma comissão, junto com a Câmara de Vereadores e a iniciativa privada, para discutir as reivindicações e propostas para a cidade.

Clique AQUI e confira a entrevista completa.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais