Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Período de férias impacta na economia de Caxias do Sul neste início de ano

Baixar Áudio por Isadora Helena Martins

Município registrou queda de 2,1% no desempenho econômico se comparado a dezembro, segundo dados da CIC

Foto: Divulgação / Julio Soares/CDL Caxias

A economia caxiense iniciou o ano de 2022 com uma leve retração de 2,1% se comparado a dezembro do ano passado. O desempenho econômico do município foi apresentado nesta quinta-feira (17) pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul.  

Na comparação entre janeiro deste ano com o mesmo mês do ano passado, contudo, Caxias do Sul registrou um crescimento de 8,4%. Segundo a Diretora de Planejamento, Economia e Estatística da CIC e professora de Economia na UCS, Maria Carolina Gullo, o resultado de janeiro é impactado por fatores externos e sazonais como as férias, por exemplo: “Janeiro costuma ser um mês de desempenho mais fraco, que tem menos dias úteis trabalhados em função das férias coletivas. Então, a Indústria sofre com menos dias trabalhados e o comércio sofre muito com a saída das pessoas para o litoral ou para outras cidades”.

O setor de Serviços puxou a queda em janeiro com -7,1%, na sequência o Comércio (-2,1%), enquanto a Indústria apresentou leve avanço de 0,6%, em relação a dezembro. Mas, segundo a análise ampla dos especialistas, a economia de Caxias do Sul segue se recuperando dos impactos da pandemia. “Apesar de ainda estarmos com os protocolos e algumas restrições por conta da pandemia, a economia tem fôlego e conseguimos superar o ano passado”, disse.

Quanto aos próximos meses, o cenário internacional com a guerra entre Rússia e Ucrânia, bem como o interno com as eleições presidenciais, deve trazer impactos significativos para a economia local, entretanto ainda é cedo para se fazer projeções precisa, afirma Gullo: “Por enquanto as projeções apontam que devemos ter ainda nesse ano uma inflação alta e PIB baixo, em torno de 0,5% no Brasil. Mas, é cedo para dizer como vai afetar a economia local, porque temos que ver como fevereiro e março vão se apresentar porque eles serão afetados pelo conflito Rússia-Ucrânia e pela corrida presidencial”.  

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais