Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Comércio de Caxias registra redução de 4,1% nas vendas de Natal

por Daniel Lucas Rodrigues

Amostragem da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) apontam que celebração no meio da semana, retração do poder aquisitivo e aumento da inflação influenciaram para o resultado

Foto: Alencar Turella/CDL Caxias/Divulgação

As vendas de Natal no comércio caxiense tiveram retração de 4,1%, em comparação ao mesmo período de 2023. De acordo com levantamento realizado pela CDL Caxias com lojistas da cidade, o feriado no meio da semana contribuiu para que a população viajasse mais cedo e diminuísse o fluxo de consumidores próximo à data. Outro ponto sinalizado pelos participantes foi a redução do poder aquisitivo da população e o aumento da inflação, observado pela mudança nas escolhas dos consumidores, que refletiram na decisão por presentes simbólicos e itens de menor valor.  

No Natal de 2024, o ticket médio chegou a R$ 506,32, próximo aos R$ 523,96, previstos na pesquisa prévia de intenção de compras realizada pela CDL Caxias. O valor também ficou estável em relação a 2023, que havia sido de R$ 501,84 por consumidor.    

Apesar da redução nas vendas, 67,3% dos empresários afirmaram que as negociações para a principal data comemorativa do comércio foram iguais (39,8%) ou melhores (27,5%) do que do ano anterior, enquanto que para 32,7% foram piores. A amostragem incluiu estabelecimentos de sete segmentos varejistas: bebidas e alimentos, brinquedos, cosméticos, eletrodomésticos e eletrônicos, joias e relógios, utensílios domésticos e vestuário e calçados.

Ainda de acordo com os lojistas, 45,9% dos clientes compraram uma semana antes do Natal, 27% nos 15 dias que antecederam a data e 8,2% no início de dezembro. Cerca de 32% das aquisições foram pagas por Pix, 27,7% com dinheiro e 25,5% com cartão de crédito.  

Pouco mais de 15% das comercializações foram negociadas por meios digitais. Os aplicativos de mensagens (39,2%), Instagram (23,5%) e site próprio (19,6%) foram os principais canais utilizados.           

Quanto à decoração, 86,5% dos lojistas declararam à CDL Caxias que enfeitaram seus estabelecimentos para o Natal. Desses, 75,3% disseram que ornamentaram como nos outros anos e apenas 14,2% afirmaram que incrementaram a decoração em relação à data em 2023.           

A amostragem foi realizada entre os dias 07 e 10 de janeiro, pelo Núcleo de Informações de Mercado da CDL Caxias. 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais