Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Contratação de jovens aprendizes em Caxias do Sul diminui, aponta estudo

por Isadora Helena Martins

De acordo com o relatório, a indústria de transformação é a que mais emprega jovens no município

Foto: Divulgação

Dados sobre a inserção de jovens no mercado de trabalho caxiense foram divulgados nesta quarta-feira, 15, durante a programação da 10ª Semana Municipal da Juventude, que ocorre até esta sexta, 17 de agosto, em Caxias do Sul. Conforme o Boletim Anual Juventude e Mercado de Trabalho, realizado pelo Núcleo de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento Observatório do Trabalho da Universidade de Caxias do Sul, houve uma redução de contratações de jovens aprendizes no município, nos últimos anos. A modalidade de emprego é destina a pessoas de 14 a 24 anos.

De acordo com os dados, houve uma leve retomada na contratação de jovens aprendizes em 2017, em relação aos dois anos anteriores. Foram 1.714 vínculos de emprego, contra 1.473 em 2016. Entretanto, os números do ano passado ainda são inferiores ao registrado em 2014, quando havia 2.016 vínculos de trabalho de jovem aprendiz na cidade.

No município, o setor que mais emprega o jovem aprendiz é o da indústria de transformação, seguido pelo de comércio e o de serviços. O relatório informa que há uma política salarial estabelecida para a modalidade em Caxias, que gira em torno de R$ 550 mensais. Os dados também mostram que as empresas vêm cumprindo a legislação vigente no que diz respeito à política salarial e às horas trabalhadas do aprendiz.

Em relação ao número total de vagas no mercado de trabalho, desde 2012 os vínculos formais vêm diminuindo, sendo o público jovem um dos mais atingidos. Em 2016, houve o fechamento de mais de 8 mil postos de trabalho em relação a 2015. A maior retração aconteceu na faixa de trabalhadores de 18 a 24 anos, seguido dos trabalhadores de até 17 anos. A participação de jovens no mercado de trabalho caxiense, em 2016, foi de 29,9%, a menor verificada desde 2007.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais