Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Comércio cresce 7,1% e é o único setor com desempenho positivo na economia de Caxias do Sul em abril

por Daniel Lucas Rodrigues

Indústria e serviços tiveram queda em comparação ao mês de março deste ano

Foto: Izlene Zortéa/Divulgação

O desempenho da economia de Caxias do Sul caiu 3% em abril se comparado ao mês de março deste ano. O setor de serviços puxou com 12% de queda. Os números foram apresentados nesta terça-feira (15/06) pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) e pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), por videoconferência.

A indústria teve uma baixa de 1,2%. O comércio foi o único com saldo positivo de 7,1%. Em comparação a abril passado, com o estabelecimento das medidas restritivas contra a Covid-19, duas categorias se destacaram. A principal foi a indústria, com um crescimento de 107,8% e o comércio, com 14,5%. O serviços ficou abaixo, com uma retração de 15,6%. As entidades acreditam que foi vista uma adaptação melhor do ramo industrial, em comparação ao comércio e serviços, por conta que as restrições de funcionamento afetam a retomada das áreas econômicas.

Para a CDL, o comércio apresenta sinais de recuperação. Segundo o economista e assessor de economia e estatística da entidade, Mosár Leandro Ness, a retomada será em longo prazo. A justificativa é o incremento das compras no Dias das Mães, em maio, e do Dia dos Namorados, em junho, que pode auxiliar no reestabelecimento do setor em meio à pandemia. (Clique AQUI e ouça a fala completa).

O integrante da diretoria de Economia, Finanças e Estatística da CIC, Astor Milton Schmitt, também corrobora a fala de Ness. Segundo ele, o avanço da vacinação contra o novo coronavírus e o aumento do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil no primeiro trimestre indicam uma volta da economia como um todo. Os saldos vão impactar os números de maio e junho. (Clique AQUI e ouça a fala completa).

Sobre o mercado de trabalho, Caxias do Sul teve a geração de 386 empregos com carteira assinada. O resultado se deu a partir das 5.499 contratações contra as demissões de 5.113 trabalhadores. Ao todo, o município possui 152.768 estoques de emprego. Os três apresentaram indicadores positivos. A Indústria foi o setor que mais abriu empregos no mês, com 459 vagas criadas. Os Serviços e o Comércio foram os setores que mais tiveram demissões líquidas, com 54 e 27 postos de trabalho fechados, respectivamente.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais