Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
18:00:00
Tua Saúde
19:00:00
 
 

Centro de Capacitação e Comércio completa 30 dias de funcionamento em Caxias do Sul

por Alice Corrêa

Espaço abriga 47 bancas de imigrantes e ex-ambulantes no centro da cidade, além do fornecimento de cursos gratuitos e acesso a microcrédito para pequenos empreendedores

Foto: Ícaro de Campos

O Centro de Capacitação e Comércio (CCC) completou 30 dias de funcionamento desde a sua inauguração, no dia 10 de abril, consolidando-se como um espaço de inclusão social e desenvolvimento econômico. Localizado no centro de Caxias do Sul, o térreo do prédio abriga 47 bancas comerciais ocupadas por empreendedores de três nacionalidades: brasileiros, peruanos e, em sua maioria, senegaleses, que antes atuavam como ambulantes nas ruas.

Segundo o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Felipe Gremelmaier, os ex-ambulantes estão satisfeitos com o novo espaço. “As vendas para alguns melhoraram e, para outros, ainda estão como era nas ruas. Mas, segundo líderes senegaleses, a projeção é de que seja sucesso, pois mesmo sendo na área central, a população ainda está descobrindo o local das vendas”, afirma.

Além de oferecer um ambiente mais estruturado para o comércio, o CCC também se destaca pelo foco na capacitação dos empreendedores. Em parceria com o Sebrae, a Prefeitura irá ofertar sete cursos ao longo do ano, abordando temas como gestão, marketing e finanças. O primeiro deles será no próximo dia 20, com o tema “Como transformar o espaço comercial para vender mais”.

De acordo com o secretário-adjunto da pasta, Silvio Tieppo, a iniciativa busca fortalecer os negócios e garantir a sustentabilidade dos comerciantes. “Os outros seis cursos estão sendo planejados conforme as necessidades identificadas. Queremos proporcionar ferramentas para que esses empreendedores cresçam de forma organizada e eficiente”, destaca.

Outro apoio oferecido pela Prefeitura é o acesso a microcrédito, por meio do Banco da Família, com juros baixos. O objetivo é viabilizar a ampliação do estoque de produtos, o cumprimento de compromissos financeiros e a melhoria do desempenho dos negócios. “Esse microcrédito é uma oportunidade para que cada comerciante invista no seu espaço. A responsabilidade do empréstimo é individual, mas com condições acessíveis”, explica Tieppo.

Capacitação gratuita para a comunidade

No segundo andar do CCC, o foco é a qualificação profissional. Desde fevereiro, quando o espaço entrou em funcionamento, mais de 200 pessoas já participaram de cursos, oficinas e workshops gratuitos. O local também conta com uma sala de costura, utilizada por grupos de voluntariado.

Os interessados em participar das capacitações podem obter mais informações pelo WhatsApp (54) 3218-6014. O calendário completo dos cursos está disponível no site https://caxias.rs.gov.br/servicos/desenvolvimento-economico/capacita-caxias.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais