Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Fundado o Sindicato do Comércio Varejista de Guaporé

por Eduardo Cover Godinho

Mairi Coser, ex-presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), presidirá a nova entidade

Advogado Lovatto, comandou a Assembleia de fundação do Sindilojas, de Guaporé
Foto: Eduardo Cover Godinho

O auditório da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), de Guaporé, na área central do município, serviu de palco principal para a fundação de um novo sindicato. Após um ano de estudos e elaboração, o município vê surgir o Sindicato do Comércio Varejista de Guaporé, o Sindilojas. A Assembleia Geral, com a presença de empresários/futuros diretores, aconteceu no final de outubro. Na oportunidade, os trabalhos foram comandados pelo advogado Alcedir Vanderlei Lovatto, que esteve a frente da Comissão Pró-Fundação do Sindicato do Comércio Varejista de Guaporé.

O Sindilojas nasce com a proposta do desmembramento do Sindicato do Comércio Varejista de Passo Fundo (Sindilojas Passo Fundo), devido a dificuldade de comunicação e atendimento, em função da distância entre as cidades. Além disso, o objetivo maior, destacado como o mais importante, é adequar a luta da categoria às realidades econômica e cultural de Guaporé, que são totalmente diferentes das vividas pelos colaboradores representados pelo sindicato da região Planalto.

“A partir da ideia de aproximadamente 50 empresários guaporenses, entrei em contato com a presidente do sindicato de Passo Fundo, Sra. Sueli Marini, que nos acolheu e autorizou a tomarmos as medidas cabíveis para dar andamento a criação do Sindilojas Guaporé. Não queremos ser apenas um pequeno sindicato, mas sim, ter uma relevância no contexto empresarial e comercial. Temos como objetivo ter assistência integral para os nossos associados, aprimoramento e qualificação dos integrantes da categoria profissional e implantação imediata de sistemas de convênios locais e regionais, visando primordialmente o cumprimento de uma das premissas básicas sindical que vem ser o apoio e aparo dos seus representados e futuros associados”, destacou Lovatto.

Durante a Assembleia Geral de Fundação, foram tratados assuntos referentes a criação do sindicato, a aprovação do Estatuto Social com adesão ao Sicomércio, discussão e votação do regulamento eleitoral, exame de filiação do sindicato em formação a Fecomércio e a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Na oportunidade foi eleita por unanimidade a primeira diretoria do Sindilojas Guaporé, tendo como comandante a ex-presidente da CDL Mairi Coser. Ela terá como vice a empresária Michele Lazzaretti. Ainda fazem parte da diretoria mais 12 pessoas (ver box). Apesar de fundado, o Sindilojas Guaporé ainda não pode atuar efetivamente, conforme destacou o advogado.

“Só teremos autorização quando estivermos registrados no Ministério do Trabalho e Emprego. Temos que registra a Ata, criar um CNPJ e fazer o encaminhamento para Brasília. Se não conseguirmos agilizar o processo, acredito que em torno de um ano, a um ano e meio para ter a autorização efetiva. O sindicato existe de fato e tem algumas atividades junto ao empresariado, mas legalmente precisamos do aval do órgão ministerial”, disse.

 

Diretoria Sindilojas

Presidente: Mairi Coser

Vice-presidente: Michele Lazzaretti

Diretora Administrativa: Daniela Ghiggi

Vice-diretora administrativa: Vanessa Vian

Diretor de Finanças e Patrimônio: José Luiz Rossoni

Vice-diretor de finanças e patrimônio: Fabiano E. Lazaretti

Diretora de Relações com o Trabalho: Claudete Magri

Conselho Fiscal: Eloir Sobieski, Edson Filho da Silva e Emanuele Livinali

Conselho Fiscal – Suplentes: Andressa Mazzuco Pedrini e Bruna Cavanus Polita

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais