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42% do valor investido no presente de Dia das Mães vai para impostos, segundo pesquisa

por Pablo Ribeiro

O SPC Brasil aponta que gasto médio do brasileiro no Dia das Mães será de R$ 127

Foto: EBC/Divulgação

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), no Dia das Mães, comemorado no próximo domingo, dia 14, 73% dos brasileiros farão pelo menos uma compra no período.

 A data é a segunda mais importante para o varejo nacional, tanto em volume de vendas como em faturamento. Serão quase R$ 14 bilhões investidos nos setores de comércio e serviços. Porém, boa parte deste dinheiro está reservada para tributação. Em média, 42% do valor investido nos presentes do dia das mães, vão para os cofres públicos, por meio de impostos, segundo especialista em contabilidade e tributos e professor da Universidade Positivo, de Curitiba, Marco Pitta.

Segundo o professor Marco Pitta, o Brasil tem uma carga tributária na média de 33% do total do Produto Interno Bruto (PIB). De acordo com ele, a população precisa demonstrar o descontentamento diante da carga de impostos.

Conforme a pesquisa, apenas 10% das pessoas tem intenção de desembolsar mais com os presentes em relação ao ano passado, e 38% dizem querer gastar a mesma quantia de 2016. Já 27% pretendem diminuir esses gastos. Os consumidores que não vão comprar nada na data comemorativa representam 25% da amostra, enquanto os indecisos 2%.

O SPC Brasil aponta que o gasto médio do brasileiro no Dia das Mães será de R$ 127, diminuindo para R$ 112 entre os consumidores da classe C. (Ouça o áudio da matéria)

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