Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Serviços cresce perto de 50% e desempenho da economia de Caxias vai a 15,7% em julho

Baixar Áudio por Daniel Lucas Rodrigues

Números foram apresentados nesta quinta-feira (09/09) pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) e pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), por videoconferência

Foto: EBC/Divulgação

A economia de Caxias do Sul cresceu 15,7% no mês de julho em comparação a junho deste ano. O setor de serviços puxou o desempenho, com um crescimento de 49,8% no mês. Os números foram apresentados nesta quinta-feira (09/09), pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) e pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), por videoconferência.

A indústria subiu 2%. Apenas o comércio foi abaixo, com uma queda de 0,3%. Se comparar os primeiros sete meses de 2021 com o mesmo período do ano passado, o ramo industrial acumula um índice positivo de 26,8%. Serviços (-15,1%) e o comércio (-7,9%) apresentaram desempenho negativo. No geral, houve um crescimento de 8,5% de janeiro a julho deste ano. As instituições empresariais acreditam que “Os resultados positivos refletem o aquecimento da atividade econômica, decorrente, entre outros fatores, da flexibilização de atividades com o avanço da imunização no País, mesmo com algumas dificuldades, como a escassez e elevação nos preços das matérias-primas.”.

Conforme Tarciano Cardoso, da diretoria de Economia, Finanças e Estatísticas da CIC, o resultado expressivo do setor de serviços se deu pela alta arrecadação do ISSQN, que seria o Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza. Houve uma arrecadação extraordinária para o mês, o que é considerado fora do padrão. Nos próximos meses se normalizaria a questão do tributo, mas o indicador ainda ficaria positivo.

Segundo a visão de Cardoso, as manifestações de caminhoneiros pelo Brasil podem afetar números futuros da economia caxiense. Isso porque também há pontos de paralisação nas rodovias da Serra Gaúcha. Ele ainda analisa que os conflitos entre o governo federal e o poder judiciário, por meio do Supremo Tribunal Federal (STF), afetam o mercado nacional e, consequentemente, o local.

Caxias do Sul apresentou a abertura de 997 vagas de trabalho, em julho. O resultado se deu pela contratação de 6.856 pessoas frente a demissão de 5.859 trabalhadores. A indústria abriu 614 postos, sendo o setor com maior desempenho. O serviços ficou logo atrás, com 342 vagas criadas. O comércio teve 26 vagas com carteira assinada. O ramo agropecuário teve uma queda, com 23 postos fechados.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais