Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
 
 

Sindilojas acredita que terceira faixa na rua Os Dezoito do Forte prejudica comércio de Caxias do Sul

Baixar Áudio por Rodrigo Fischer

Nova pista fica entre a Alfredo Chaves e a Marquês do Herval. Medida está em teste

Foto: Leonardo Portella/Divulgação

A rua Os Dezoito do Forte ganhou uma terceira faixa, na última semana, no Centro de Caxias do Sul. A partir de agora, o trecho entre as ruas Alfredo Chaves e Marquês do Herval têm novo espaço para circulação dos veículos, de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h. A nova pista impactará na rua Dr. Montaury, que reflete em mais três quadras para tráfego.

A medida da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) está em fase de testes, com o intuito de facilitar o deslocamento dos caxienses em horário de maior movimentação, de permitir  o escoamento nas duas vias centrais, além de possibilitar a conversão para a esquerda na rua Marquês do Herval.

A ação gerou a retirada dos estacionamentos localizados nos trechos, o que foi alvo de críticas dos lojistas que possuem comércio no local. Conforme a presidente do Sindicato dos Lojistas de Caxias do Sul (Sindilojas), Idalice Manchini, a nova faixa transforma a rua Os Dezoito do Forte em uma via de acesso rápido. Ela coloca que essa atitude prejudica o comércio, pois as pessoas teriam que procurar outro lugar para estacionar, o que afastaria o consumidor dos empreendimentos da localidade. (Ouça o áudio na notícia).

O plano da Prefeitura também é com que a comunidade tenha um acesso facilitado nas duas instituições de ensino que se encontram no espaço. Segundo Idalice, por mais que os horários de entrada e saída das escolas sejam os mais movimentados, em apenas 30 minutos o trânsito volta ao normal. Ela coloca que essa é umas das principais reclamações, visto que o aluguel é caro no Centro da cidade. (Ouça o áudio na notícia).

Em uma semana de testes, Idalice afirma que os comerciantes sentiram que diminuiu o fluxo de consumidores nos estabelecimentos. (Ouça o áudio na notícia).

A situação vai gerar mais debate. O Sindilojas pretende realizar uma pesquisa a fim de abordar os impactos da retirada dos estacionamentos para o comércio. Até o final do mês, a entidade quer levar a demanda até a Secretaria de Trânsito para tratativas.

(Ouça a notícia abaixo do título da matéria).

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais