Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Sindilojas acredita que terceira faixa na rua Os Dezoito do Forte prejudica comércio de Caxias do Sul

Baixar Áudio por Rodrigo Fischer

Nova pista fica entre a Alfredo Chaves e a Marquês do Herval. Medida está em teste

Foto: Leonardo Portella/Divulgação

A rua Os Dezoito do Forte ganhou uma terceira faixa, na última semana, no Centro de Caxias do Sul. A partir de agora, o trecho entre as ruas Alfredo Chaves e Marquês do Herval têm novo espaço para circulação dos veículos, de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h. A nova pista impactará na rua Dr. Montaury, que reflete em mais três quadras para tráfego.

A medida da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) está em fase de testes, com o intuito de facilitar o deslocamento dos caxienses em horário de maior movimentação, de permitir  o escoamento nas duas vias centrais, além de possibilitar a conversão para a esquerda na rua Marquês do Herval.

A ação gerou a retirada dos estacionamentos localizados nos trechos, o que foi alvo de críticas dos lojistas que possuem comércio no local. Conforme a presidente do Sindicato dos Lojistas de Caxias do Sul (Sindilojas), Idalice Manchini, a nova faixa transforma a rua Os Dezoito do Forte em uma via de acesso rápido. Ela coloca que essa atitude prejudica o comércio, pois as pessoas teriam que procurar outro lugar para estacionar, o que afastaria o consumidor dos empreendimentos da localidade. (Ouça o áudio na notícia).

O plano da Prefeitura também é com que a comunidade tenha um acesso facilitado nas duas instituições de ensino que se encontram no espaço. Segundo Idalice, por mais que os horários de entrada e saída das escolas sejam os mais movimentados, em apenas 30 minutos o trânsito volta ao normal. Ela coloca que essa é umas das principais reclamações, visto que o aluguel é caro no Centro da cidade. (Ouça o áudio na notícia).

Em uma semana de testes, Idalice afirma que os comerciantes sentiram que diminuiu o fluxo de consumidores nos estabelecimentos. (Ouça o áudio na notícia).

A situação vai gerar mais debate. O Sindilojas pretende realizar uma pesquisa a fim de abordar os impactos da retirada dos estacionamentos para o comércio. Até o final do mês, a entidade quer levar a demanda até a Secretaria de Trânsito para tratativas.

(Ouça a notícia abaixo do título da matéria).

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais