Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Observa Serra analisa mais de 900 indicadores de 32 municípios

por Ivan Sgarabotto

Observatório da FSG apresenta índices socioeconômicos do Corede Serra

Foto: Freepik

A criação de um conjunto de indicadores que deem embasamento para a tomada de decisão do poder público nos 32 municípios que formam o Corede Serra está entre os objetivos do Observa Serra. O programa da FSG – Centro Universitário da Serra Gaúcha visa realizar o mapeamento do cenário socioeconômico dessas cidades por meio de mais de 900 indicadores.

Os dados disponibilizados pelo Observa Serra são abertos ao público em geral e à comunidade acadêmica e buscam fornecer subsídios para diversas situações, como a instalação ou não de empresas em determinado município, e também para a definição de investimentos públicos em áreas consideradas prioritárias.

Para que isso seja possível, a FSG iniciou em 2016 o levantamento dos indicadores de cinco municípios: Antônio Prado, Bento Gonçalves, Boa Vista do Sul, Carlos Barbosa e Caxias do Sul. Atualmente, o observatório disponibiliza à comunidade os indicadores de Gini da Renda Domiciliar per capita, indicadores gerais, frota de veículos, perfil tributário, evolução populacional e pirâmide etária, docentes, escolas e matrículas, Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (IDESE), alfabetismo, e receitas e despesas orçamentárias.

Além disso, a instituição incentiva os acadêmicos a realizarem pesquisas com base nesses dados socioeconômicos, para fomentar o pensamento crítico e reflexivo que compõe a formação acadêmica. O Observa Serra é coordenado pelos professores da FSG Itacir Alves da Silva, contador e mestre em Administração, e Karen Guerreiro, engenheira, doutora em Administração e coordenadora de pesquisa e extensão da instituição. Para Alves, o programa pretende apresentar diagnósticos que auxiliem na tomada de decisões e justifiquem prioridades no emprego dos recursos públicos. 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais