Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Receita Estadual deflagra terceira fase de operação contra sonegação de impostos na serra gaúcha

por Pablo Ribeiro

Operação Plástico Frio visa combater a concorrência desleal observada no setor de embalagens

Foto: Recita Estadual/Sefaz/Divulgação

A Receita Estadual deflagrou, na manhã desta sexta-feira (7/6), a terceira fase da Operação Plástico Frio na serra gaúcha. A continuidade da ação visa combater a concorrência desleal observada no setor.

Nas fases anteriores foram auditadas 10 empresas, todas do ramo de embalagens, das quais nove integravam grupos econômicos que pulverizavam o faturamento em empresas criadas com o objetivo de fraudar o regime simplificado de tributação do Simples Nacional. Já foram constituídos R$ 14,9 milhões em créditos tributários por sonegação de ICMS.

As ações fiscais vêm apresentando um resultado efetivo na arrecadação. Um dos grupos autuados está pagando de forma parcelada o crédito de ICMS lançado na operação. Outro, visitado na fase 2, devedor  de mais de R$ 25 milhões, parcelou débitos antes do encerramento da auditoria. Adicionalmente, na maior parte dos casos, é notável o incremento nos recolhimentos espontâneos como efeito direto das ações fiscais repressivas.

Para a busca e apreensão de provas e documentos no estabelecimento investigado na terceira fase, a Delegacia da Receita Estadual de Caxias do Sul conta com quatro auditores fiscais, dois técnicos tributários e um policial militar.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais