Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Especialista projeta bom desempenho da economia de Caxias do Sul para 2020

Baixar Áudio por Isadora Helena Martins

Indústria e comércio devem puxar o crescimento

Foto: Daniel Rodrigues

A economia de Caxias do Sul fechou o ano de 2019 em ascensão. Segundo os últimos dados divulgados pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC), o acumulado do ano até o mês de outubro foi de 6,2%. Os especialistas afirmam que em 2020 o crescimento deve continuar.

Conforme a economista, Maria Carolina Gullo, que também integra o Conselho Temático de Economia e Finanças da CIC, o comércio deve ter destaque em 2020 no município, principalmente nesses primeiros meses. “O comércio se destacou em 2019 e dever ter um bom início em 2020 por conta das medidas que foram adotadas, principalmente com a liberação do FGTS e agora com a possibilidade de ter o saque programado anualmente. Então, o comércio deve ser beneficiado nos próximos meses a partir desse fôlego que ele recebeu para que as pessoas pudessem voltar a comprar”, disse.

Quanto a indústria, Maria Carolina destaca que o setor teve um bom desempenho em 2019 e que a tendência deve se manter neste ano, mas salienta a necessidade de reformas no governo para que isso aconteça. “Ela [indústria] precisa de uma reforma tributária que pudesse auxiliar no processo de desburocratização do recolhimento de impostos e uma matriz de impostos que seja mais justa e competitiva. A gente vai aguardar muito essa reforma tributária, que deve ser mais pelo meio do ano. Por enquanto o governo só fala em uma reforma administrativa. Acredito que a indústria vai precisar de outros movimentos para que ela tenha um melhor desempenho em 2020, embora a gente não possa dizer que em 2019 o desempenho da indústria caxiense não foi bom. Foi muito bom”, salientou.

Já os serviços devem acompanhar a indústria e o comércio, porém a retomada está prevista somente a partir de março, por conta do período de férias: “Se a indústria e comércio se beneficiarem, o setor de serviços vem na esteira do bom desempenho. Ele [setor] normalmente não apresenta muito resultado nos primeiros meses do ano. Principalmente em Caxias vai começar a apresentar resultados melhores a partir de março”.   

A retomada na economia também deve ser sentida no País. Segundo a última estimativa do Banco Central, a previsão é de que o Brasil tenha um avanço de 2,2% do Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todos os bens e serviços feitos no país.

Ouça a matéria no link acima da foto.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais