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Dia do Pais: Procon de Caxias do Sul dá dicas para evitar problemas na compra dos presentes

por Clayton Camargo

Seja nas compras online ou em lojas físicas, é importante o consumidor ficar atendo para evitar problemas

Foto: EBC

O Procon de Caxias do Sul, órgão de defesa e proteção do consumidor, preparou dicas que vão ajudar o consumidor na compra do presente para o Dia dos Pais. Seja na compra online ou nas lojas físicas, é importante o consumidor ficar atento para evitar problemas e não cair em golpes.

Ao comprar presente, é fundamental observar se o estabelecimento permite que o produto seja trocado e quais as condições para realizar a troca. A loja física é livre para criar as regras para trocas de produtos sem defeitos. No entanto, essa regra é diferente para comprar feitas fora do estabelecimento comercial, como pela internet, por telefone, por venda de porta em porta ou realizado por catálogos. Nesses casos, o consumidor tem o prazo de sete dias para desistir da compra, independente do motivo, conforme definido no artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor. Não já necessidade de o consumidor apresentar qualquer motivo para cancelar a compra.

Observe o prazo de entrega, pesquise preços, exija a nota fiscal e preste atenção nos juros em compras parceladas. É preciso tomar cuidado com os preços promocionais. Além disso, é importante verificar, na hora de fidelizar a compra, se o preço registrado é o mesmo que estava sendo ofertado. Prestar atenção no valor é fundamental.

Ao decidir pela compra na loja física, os clientes não devem esquecer das medidas de segurança e higienização para evitar contaminação da Covid-19. 

Em compras em lojas online, o consumidor precisa ficar atento à segurança do site, observando o certificado de segurança. O internauta deve optar por sites com boa reputação e desconfiar de páginas da internet que ele desconheça. Antes de compra em sites desconhecidos, é importante pesquisar o que outros consumidores relataram sobre a empresa nas redes sociais e em site como o Reclame Aqui.

Ao efetuar compras online, o consumidor deve capturar todas as telas, ficando com o registo de todo o passo a passo até a finalização da compra. Guardar todos os e-mails de confirmação do pedido, pagamento e qualquer outra comunicação que receba da loja é imprescindível.

Se for utilizar o cartão de crédito para comprar em e-commerce, o ideal é dar preferência ao uso do cartão virtual. O número de cartão temporário gerado pelos aplicativos dos bancos é válido para uma compra única da internet. Se o número gerado não for usado, ele expirará automaticamente em um determinado prazo.

Caso o estabelecimento não esteja cumprindo as regras do Código de Defesa do Consumidor e as medidas sanitárias referentes ao novo coronavírus previstas em decreto municipal, o consumidor pode fazer a denúncia ou reclamação pelos canais de atendimento pelo telefone 151, pelo WhatsApp (54) 99929.8190, pelo e-mail [email protected] ou pelo site consumidor.gov.br.

 

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