Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Sindilojas pretende apresentar reajuste salarial para o comércio abaixo do pedido pelo Sindicomerciários, em Caxias

por Daniel Lucas Rodrigues

Categoria solicita 11% de correção no salário dos trabalhadores. Entidade patronal deseja oferecer reajuste perto dos 5%

Foto: Tânia Rego/Agência Brasil/Divulgação

As negociações entre os sindicatos patronal e laboral do setor do comércio para a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2021/2022 iniciaram neste mês de julho, em Caxias do Sul. O Sindicomerciários, que representa os funcionários da categoria, pede um reajuste salarial de 11%, apoiado na conquista dos 10% de aumento pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias e Região. Em contrapartida, o Sindilojas, que negocia pelos empresários, vai propor uma correção abaixo da aguardada pela entidade trabalhadora.

Para a Tua Rádio São Francisco, a presidente do Sindilojas, Idalice Manchini, afirma que estima que o valor ficaria entre 4,5% e 5% de reajuste no salário. O sindicato necessita do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do mês de junho para se ter um valor absoluto. Este debate foi levado para a Assembleia Geral Extraordinária, realizada em 30 de junho. O posicionamento dos comerciantes é de que a pandemia da Covid-19 gerou prejuízos ao setor enquanto os estabelecimentos estavam fechados. A reabertura impactou positivamente os negócios, mas comparado ao ano passado é um fator base muito baixo. Por isso, ela ressalta que será uma negociação muito difícil com o Sindicomerciários, em que se vai precisar de mais datas para analisar a proposta e discutir as outras pautas.

A primeira reunião entre as partes está marcada para o dia 14 de julho. O Sindilojas Caxias vai sugerir a manutenção das cláusulas da CCT Covid-19 Também será proposta a criação de um núcleo para a solução de conflitos trabalhistas e ampliação da jornada de trabalho em domingos e feriados. Idalice conta que é necessário um equilíbrio no decorrer das conversas e que vai defender o lado dos empresários. Será solicitado o aumento de 6h para 8h na carga horária de trabalho durante as datas supracitadas. Outro pedido será a antecipação das férias dos trabalhadores, entre outros temas contidos nas cláusulas da CCT Covid-19.

Além de Caxias do Sul, o Sindilojas representa os comerciantes de Flores da Cunha, Nova Pádua, São Marcos e Antônio Prado.

Clique AQUI e confira a entrevista completa.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais