Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Pesquisa do Sindilojas apresenta que maioria dos comerciantes teme fechar os negócios em Caxias

por Daniel Lucas Rodrigues

Foram entrevistadas 505 pessoas, que falaram sobre os impactos da Covid-19 em seus empreendimentos

Foto: Divulgação/Christian Silva

O Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojas) de Caxias do Sul divulgou nesta quinta-feira (04/03) os resultados da pesquisa feita com comerciantes sobre os impactos da Covid-19 nos negócios. Foram entrevistadas 505 pessoas entre segunda e terça-feira (1º e 02/03) desta semana e mostra que 62,8% dos participantes afirmaram que correm o risco de fechar seus empreendimentos.

A resposta tem em base se o período de fechamento do setor for prolongado com a bandeira preta. Outros 21% dizem que terão que demitir funcionários se não surgir alguma flexibilização pelo Governo do Estado. A maioria dos entrevistados (58%) é do ramo de moda, que inclui vestuário, calçados e acessórios. Além disso, 81,6% dos comerciantes possuem estabelecimentos na rua, se enquadrando entre os pequenos negócios.

Quanto aos protocolos que envolvem a prevenção à COVID-19, 89,9% sentem segurança para a atuação do comércio, o que demonstra a preocupação com os cuidados estabelecidos pela OMS. Os comerciantes apontam encontros, reuniões informais e clandestinas (89,7%), transporte público lotado (82,4%), falta de cuidado das pessoas com os protocolos de saúde (72,2%) e aglomeração de pessoas em praças e locais públicos (71,7%), como as principais causas para o agravamento da pandemia.

Quanto convidados a apontar medidas eficazes que devem ser tomadas pelo poder público no combate à COVID-19, na única questão aberta, 37,5% está cobrando maior rigor na fiscalização no combate às aglomerações e a festas clandestinas, 23,6% cita a vacina, enquanto aumentar a disponibilidade de transporte público é lembrado por 7,3%. 

A pesquisa foi realizada em formato on-line e disponibilizada por link para o comércio varejista não essencial.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais