Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Caxiense irá gastar mais no Dia dos Pais, mas com cautela

Baixar Áudio por Isadora Helena Martins

Consumidor está pesquisando mais para obter melhores preços e fazer o pagamento à vista, aponta a CDL

Foto: CDL/Divulgação
Foto: Divulgação

O valor investido no presente de Dias dos Pais pelos caxienses, este ano, será de R$ 173,80. Conforme a Pesquisa de Intenção de Compras, divulgada pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), nesta sexta-feira (02), o valor é 9,1% maior na comparação com o ano passado, quando o ticket médio foi de R$ 159,27. Outro fator apontado pelo estudo foi a questão do pagamento: 70% dos consumidores pretendem adquirir os produtos à vista, enquanto apenas 30% afirmam que irão utilizar o cartão de crédito ou o crediário das lojas.

Conforme o presidente da entidade, Ivonei Pioner, esse comportamento é explicado pela falta de confiança do consumidor na economia do País e pela perda do poder de compra. Ou seja, as pessoas estão pesquisando mais os preços para fazer uma aquisição assertiva e dentro das suas condições econômicas. “A crise nos trouxe alguns ensinamentos e isso, apesar de a gente passar por essas dificuldades, vem fazendo com que o consumidor seja mais criterioso no que deseja, ele faça mais contas, ele se preocupe em avaliar mais o seu poder de compra e não tanto a sua capacidade de compra por crédito. Isso mostra uma tendência que é salutar para todos”, afirmou.

Mais uma vez, o vestuário e moda serão a preferência dos consumidores para presentear os pais. Mas, além do presente, 67% dos entrevistados afirmam que irão utilizar um serviço na data. Destes, novamente 67% irão fazer um almoço em casa e apenas 33 % irão optar por restaurantes ou outros serviços.

Pioner também pontuou que a pesquisa revela que os consumidores caxienses estão buscando mais informações sobre os produtos, principalmente nos meios digitais como sites e redes sociais, porém 93% das compras ainda são feitas nas lojas físicas, a maioria na região central da cidade. “Estamos vendo um equilíbrio. As pessoas buscam todas as informações no meio digital, mas têm o prazer de adquirir na loja física porque nenhum de nós abre mão de relacionar-se com os outros. É muito forte no consumidor a ideia de fazer a compra na loja física pra ter essa experiência a partir de um bom atendimento, óbvio, porque quando não fazemos um bom atendimento a Internet acaba ganhando da gente”, salientou Pioner.    

Conforme o levantamento da CDL, a próxima semana vai concentrar o maior volume de vendas para data. O presidente da CDL também afirmou que a expectativa dos lojistas para este ano é de um crescimento de 3%, na comparação com o ano passado.

A pesquisa ouviu 391 moradores de Caxias do Sul, entre os dias 23 e 28 de julho de 2019.      

Ouça no link acima da foto.             

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais