Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Mercado do trabalho em recuperação em Guaporé

por Eduardo Cover Godinho

Pelo segundo mês consecutivo, número de admissões foi maior que os desligamentos. No ano, saldo geral segue negativo

Foto: Divulgação

A Universidade de Caxias do Sul (UCS), através do Observatório do Trabalho, divulgou nesta semana a carta mensal do mercado formal de trabalho referente ao mês de abril. Os dados mostram um sinal de recuperação e pelo segundo mês consecutivo o município de Guaporé fecha com um número maior de admissões do que de desligamentos. Os dados são extraídos da base de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego (TEM).

Em Guaporé, foram abertos 19 postos de trabalho no mês de abril. Foram contratadas 324 pessoas, sendo desligadas 305. No período, o setor de Serviços registrou um saldo de 10 postos de trabalho abertos, seguido pelo da Indústria de Transformação, com oito. O setor que mais fechou postos de trabalho foi o da Construção Civil, com saldo de cinco vínculos encerrados. No acumulado de 2016, entre admissões e desligamentos, o registro é de 20 vagas encerradas. A tendência é que nos próximos meses, com a economia em crescimento, o número de postos de trabalho continue em expansão.

Na Carta Mensal de Trabalho, segundo a Coordenadora do Observatório do Trabalho Lodonha Maria Portela Coimbra Soares, o sistema seguido é o da RAIS/CAGED, que destaca como admitidos o início empregatício por motivo de primeiro emprego, reemprego, início de contrato por prazo determinado, reintegração ou transferência, e os desligamentos por fim de vínculo através de dispensa com justa causa, sem justa causa, espontânea, fim de contrato por prazo determinado, término de contrato, aposentadoria, morte, ou transferência.

 

Há vagas

Nas agências de emprego de Guaporé, como também no Sistema Nacional de Empregos (SINE), há vagas disponíveis para pessoas que estão desempregadas. No SINE, por exemplo, são ofertadas oportunidades para gerente de varejo, representante comercial, vendedor externo, promotor de vendas, diretor de representações, monitor agrícola, auxiliar de limpeza, professor de inglês, telefonista, entre outros. Há também vagas nos municípios vizinhos de Vista Alegre do Prata, Casca, Dois Lajeados, Anta Gorda, Serafina Corrêa e União da Serra.

 

Brasil e RS

No mês de Abril foram fechados 62.844 postos de trabalho no Brasil. Nesse mesmo período o setor da Agropecuária abriu 8.051 postos de trabalho, seguido pelo setor da Administração Pública com 2.255 novos vínculos. O setor que mais fechou postos de trabalho foi o Comércio, com 30.507 vínculos encerrados, seguido pelo setor da Construção Civil, com 16.036 fechamentos. O saldo acumulado no ano é de 378.481 postos de trabalho fechados. No Rio Grande do Sul foram fechados 7.383 postos de trabalho no quarto mês do ano. Nesse período, o único setor que abriu postos de trabalho foi a Administração Pública, com 40 vínculos criados. O saldo acumulado no ano é de 11.437 postos abertos.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais