Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
 
 

Economia de Caxias do Sul volta a registrar desempenho negativo

por Ivan Sgarabotto

Levantamento da CIC e CDL aponta redução de 5,4% no mês de abril em relação a março

Foto: Divulgação

Em Caxias do Sul, indústria, comércio e serviços tiveram desempenhos negativos em abril. É o que mostra a pesquisa realizada pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) e Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), divulgada nesta terça-feira, 31. Na comparação com março, houve uma queda de 5,4% na economia do município, com o comércio apresentando o pior desempenho entre os três setores. Na comparação com abril de 2015, a queda foi de 11,2%. Com isso, o desempenho acumulado de janeiro a abril é de menos 14,4% e de menos 18,7%, se analisado o comportamento dos três setores nos últimos 12 meses.

Outro dado que chama a atenção foi o desempenho negativo, na comparação entre abril e março deste ano, de todos os itens que compõem o Índice de Desempenho Industrial (IDI/Caxias), como utilização da capacidade instalada, horas trabalhadas, compras industriais, vendas industriais e massa salarial. Em vendas industriais, por exemplo, a redução foi de quase 9%, enquanto a massa salarial registrou menos 4,4% no mesmo período.

Já em relação a abril de 2015, a indústria caiu 11,4%. O desempenho negativo se repete em índices ainda maiores em itens como horas trabalhadas (-32,6%), massa salarial (-19,2%), compras industriais (-17,7%) e vendas industriais (-10,6%). 

Para o diretor de Economia, Finanças e Estatística da CIC Astor Schmitt, apesar da baixa atividade econômica e dos indicadores ainda negativos, e em função de uma nova expectativa que se criou no cenário nacional, a economia de Caxias do Sul mostra sinais de estabilização.

No comércio exterior, a pesquisa apontou queda de 7,4% no saldo da balança comercial em abril em relação a março, situando-se em US$ 38 milhões. Concorreu para isso a queda das exportações em 6,6% e a queda nas importações em 4,9% em abril em relação a março deste ano. Na comparação com abril de 2015, o crescimento do saldo foi de 7,6%. No destino das exportações caxienses em abril, a Argentina surge em primeiro lugar, com 14%, seguida por Estados Unidos, Chile, México, Peru, Uruguai, China e Equador. Já nas importações, a China se mantém na liderança, com quase 40% das compras externas, seguida por Itália, Alemanha, Estados Unidos, Índia e Argentina.

Empregos
No mês de abril, foram eliminados 1.126 postos de trabalho, uma queda de 0,7% no total de empregos formais, que hoje é de 164.191. Mais uma vez a indústria foi o setor que mais desligou empregados, com 482 vagas a menos. Mas o índice foi negativo também para comércio, serviços e agropecuária. Já são 23.837 vagas eliminadas em 24 meses – maio de 2014 a abril de 2016 – o que representa aproximadamente 13% da força de trabalho no município.

Também participaram da coletiva a presidente da CDL, Analice Carrer, o assessor de Economia e Estatística da CDL, Mosár Leandro Ness, e a assessora de Economia, Finanças e Estatística da CIC, Nara Panazzolo.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais