Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Programa de Domingo
19:00:00
 
 

Pesquisadora defende solidariedade aos novos imigrantes em reunião na CIC de Caxias do Sul

por Noele Scur

Durante palestra da reunião-almoço da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul, nesta segunda-feira (31), a pesquisadora Cleodes Piazza Julio Ribeiro, foi questionada pelo vereador Guila Sebben (PP). Os imigrantes italianos ganharam algo de graça como, por exemplo, bolsa-salame ou bolsa-polenta? Disse o progressista. Cleodes respondeu que a solidariedade humana deve ultrapassar outras questões.

"O mundo é nosso, não é de um dono, é do ser humano! Não aceito protesto de alguém que quer excluir quem quer que seja. A imigração se dá não por outro motivo que não seja a sobrevivência", disse à impresa ao final do encontro. (Acompanhe em áudio). A pesquisadora foi a palestrante convidada da entidade para tratar dos 140 anos da imigração italiana.

Sobre os descendentes de italianos presentes na região serem individualistas, Cleodes destacou que seria sim, mas em partes. O espírito comunitário sempre esteve presente e isso era destacado, especialmente, quando as intempéries derrubavam as parreiras. Era comum que os vizinhos ajudassem a reerguer as plantações de uva. Sobre as pessoas da região ainda serem individualistas, ela acredita que bem menos.

"Para conforto de todos nós, é bem menos. A solidariedade está de cabeça baixa ali trabalhando no escritório, na rádio. Sem visibilidade porque é sem vaidade! É a honestidade que está aí e é por isso que acho que o mundo está um pouco melhor!", afirmou. A palestra  integrou a 7ª edição do Mês da Cultura na CIC.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais