Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Novos encontros musicais da série Causos e Gaitas estreiam neste sábado

por Isadora Helena Martins

Atração do episódio de abertura é o professor João Maria Pinheiro da Rosa, de Vacaria

Foto: Divulgação / Moises Oliveira

Depois do sucesso da primeira edição, exibida no final do ano passado e que teve mais de cem mil visualizações, a série Causos e Gaitas, apresentada pelo músico Rafael De Boni ganha nova temporada que estreia neste sábado. Os novos episódios da websérie do Festival Música de Rua serão apresentados a partir das 10h, na página do Facebook do Festival. Os vídeos entram no ar a cada dois dias.

O primeiro dos encontros do acordeonista Rafael De Boni terá um significado especial. Afinal, ele vai à Vacaria visitar João Maria Pinheiro da Rosa, seu professor e de uma geração de artistas como Edson Dutra, Bebe Krammer e Uiliam Michelon que, mesmo com deficiência visual, segue na ativa.

“Essa segunda temporada tem pessoas com profunda ligação comigo. Tem meu professor, tem o Xiruzinho... É especial pra mim pois estou valorizando essas pessoas que são muito importantes para a música da Serra, do Estado e do Brasil. Está sendo muito emocionante ver as prévias dos vídeos. Acabo me emocionando demais”, disse o músico em entrevista ao programa Café & Cultura. 

O segundo episódio será exibido segunda-feira, dia 3, é para relembrar a memória do músico Xiruzinho, morto num acidente automobilístico há sete anos. As gravações foram na cidade de Esmeralda, tendo participação do amigo dele, Ajadil Costa, um pesquisador da música de raiz do Rio Grande do Sul.

José Mendes, músico eternizado pelo hit “Para Pedro”, será homenageado no terceiro episódio, quarta-feira, dia 5. A gravação conta também com a participação de Ajadil Costa, biógrafo do artista, e foi realizada junto ao Memorial José Mendes, em Esmeralda.

Outro destaque da programação é a gravação feita com o Maestro Eleonardo Caffi, que é expert no acordeon em Caxias desde os anos 1950 e foi professor de memorável Adelar Bertussi. Os causos e as lições do autor da melodia do Hino de Caxias do Sul serão exibidos sexta-feira, dia 7.

Para fechar a série em grande estilo, na segunda-feira, dia 9, Rafael De Boni se encontra com grande mestre do violão pampeano Lúcio Yanel. A charla e o duo musical promete momentos de virtuose pura, além de boas histórias cheias de sotaque e sonoridades regionais.

Este projeto foi contemplado no Edital de Concurso Produções Culturais - SEDAC –RS nº 09/2020 – Com recursos da Lei nº 14.017/2020.


Ouça a entrevista completa aqui.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais