Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
19:00:00
A Voz Do Brasil
20:00:00
 
 

Um ano de desafios e muitas produções: confira a retrospectiva 2019 da cena cultural de Caxias do Sul

por Isadora Helena Martins

Falta de incentivos do poder público e resistência das produções independentes caracterizaram o ano

Foto: Divulgação

Com a chegada do fim do ano, é tempo de fazer uma avaliação do ficou e projetar o 2020 nas mais diversas áreas, dentre elas a cultura. Em Caxias do Sul, de modo geral, o ano de 2019 para área cultural foi desafiador por conta da diminuição dos investimentos públicos e algumas políticas restritivas do uso dos espaços da cidade.  

Assim mesmo, foi um ano de muita produção e grandes conquistas para as diversas áreas das artes, graças ao trabalho incansável dos produtores culturais, artistas e da comunidade que apoia o incentivo à cultura.

Para fazer um balanço dos resultados obtidos e a projeção do ano que está por vir, a jornalista Beverli Rocha conversou com alguns expoentes da cena cultural da cidade durante o programa Temática deste sábado (28):

Teatro: “É impossível matar a arte porque quem faz a arte é porque ama”

Os produtores culturais e artistas do Grupo Ueba - Produtos Notáveis, Aline Zilli e o Jonas Piccoli, classificaram o ano de 2019 como de muita luta e resistência. Para eles, os pontos altos foram as parcerias e junção das artes em diversos momentos da cena cultural da cidade.

Conforme Jonas, 2020 também será um ano desafiador, mas declarou: “É impossível matar a arte porque quem faz a arte é porque ama”.

Aline também salientou a importância da presença da cultura na vida da cidade: “A cultura se faz no dia a dia, desde a pequena apresentação de rua de todas as áreas que vão somando para a gente ter um povo mais alegre, mais feliz, mais de bem com a vida”.  

Ouça a entrevista completa AQUI.

 

Música: “Nunca esteve tão fácil fazer música”

Para a música, o ano de 2019 foi igualmente desafiador, mas essa manifestação da arte sempre está presente. Para o músico Luciano Balen, as tecnologias tem facilitado o fazer musical de forma mais independente, sem tamanha dependência de grandes gravadoras.

Ele também salientou que a produção local e a integração regional por meio do projeto Sons que Vêm da Serra foram os destaques desse ano.

Ouça a entrevista completa AQUI.

 

Cultura e Cidadania: “A cultura traz saúde, traz segurança, traz educação. Então, é um grande equívoco quem acaba vilanizando os produtores culturais e os artistas”

As produções culturais estão diretamente ligadas com questões sociais. Quem falou sobre o tema e como essa relação se configurou neste ano em Caxias do Sul foi o produtor cultural Breno Dallas.

Os destaques apontados foram os projetos Cinema de Verão e Usina de Valores, além de produções relacionadas ao Carnaval.

Ouça a entrevista completa AQUI.

 

Cultura e projetos independentes: “Enquanto tentam impedir que a rua seja um espaço de cultura, a rua se reafirma como espaço de cultura, um espaço independente”

O jornalista cultural independente, Carlinhos Santos, fez um balanço sobre as produções culturais que ocorreram na cidade em 2019, que não estiveram necessariamente ligadas a entidades e organizações, mas que foram fundamentais para a construção do pensamento crítico da sociedade.

Arte urbana, ocupação de espaços alternativos, grupos autônomos foram características que predominaram nesse cenário.

Ouça a entrevista completa AQUI.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais