Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Museu dos Capuchinhos realiza a exposição Entre o Sol e a Lua

por Ivan Sgarabotto

O público poderá conferir os trabalhos até o dia 25 de setembro

Foto: MusCap

O Museu dos Capuchinhos do Rio Grande do Sul - Muscap, abre a exposição Entre o Sol e a Lua: Traduções Iconográficas Franciscanas, no dia 08 de maio, às 18h30min, na Sala de Exposições Temporárias (Rua General Mallet, 189b, Bairro Rio Branco – Caxias do Sul\estacionamento na Igreja dos Capuchinhos).

O público poderá conferir os trabalhos até o dia 25 de setembro, de segunda a sexta, das 8h às 11h e das 13h30min às 17 horas, nos finais de semana e feriados mediante agendamento.

Entre o Sol e a Lua: Traduções Iconográficas Franciscanas apresentará a imagem carismática e simbólica de São Francisco de Assis, bem com a figura de Santa Clara, não menos importante no contexto da mística franciscana. Com a curadoria assinada por Silvana Boone, a exposição trará pela primeira vez ao MusCap uma mostra coletiva de artistas locais que dialogarão com obras históricas do acervo. O projeto expográfico está dividido em dois núcleos:

Núcleo 1: Acervo histórico do MusCap e coleções

Estarão expostas 17 obras do acervo, entre pinturas e esculturas, que retratam a iconografia franciscana. As peças têm valor histórico e religioso e fazem parte do recorte simbólico proposto pela curadoria.

Neste núcleo estará presente também uma parte da Coleção de estatuária franciscana, com 14 esculturas pertencentes ao Frei Capuchinho Moacir P. Molon.

Núcleo 2: Diálogos artísticos

Consiste do diálogo entre artistas locais e a iconografia franciscana, traduzida através de diferentes linguagens: desenho, pintura, escultura, gravura, fotografia e vídeo, somando 27 obras.   

Para a exposição foram convidados dez artistas caxienses, desafiados a interpretar a iconografia franciscana e representá-la nos seus processos criativos. São eles: Antonio Giacomin, Beatriz Balen Susin, Bruno Leonardelli, Frei Celso Bordignon, Celso Tissot, Charles Segat, Janete Kriger e Lissandro Stallivieri, Rafael Dambros e Vivi Pasqual.

Em conjunto ao grupo convidado, foram selecionadas obras de seis artistas já pertencentes ao acervo do MusCap que, da mesma forma, em momentos anteriores, dialogaram com a temática da exposição: Breno Nora (in memorian), Leonor Aguzzoli, Rita Brugger, Rogério Baierle  e Frei Jeronimo Bormida.

De forma inédita, a exposição terá o Projeto Luminotécnico assinado pelos alunos da Oficina de Iluminação de Museus, sob a orientação do arquiteto e professor Fábio Alexandre Cescon.

Destaca-se que, paralelamente à exposição, acontecerão ações educativas do Projeto “Os Bonecos vão ao Museu”, voltadas para o público escolar da Educação Infantil.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais