Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Carnaval: Bloco Afro Navio Negreiro vai às ruas de Caxias nesta sexta-feira (28)

Baixar Áudio por Isadora Helena Martins

O cortejo sairá da Praça Dante Alighieri às 20h

Foto: Divulgação / Tatieli Sperry

O carnaval em Caxias do Sul não encerrou junto com o feriado. Nesta sexta-feira (28) ainda tem bloco na rua! Agora é a vez do Bloco Afro Navio Negreiro que, pelo segundo ano consecutivo, faz o seu cortejo com o objetivo de resgatar e valorizar a cultura afro-brasileira. A concentração será na Praça Dante Alighieri a partir das 19h30. Às 20h, o bloco se desloca até a estação férrea onde o festejo segue até às 23h30 e encerra com uma festa no Mississipi Delta Blues Bar.

Conforme explica uma das organizadoras, Vanessa Carraro, o bloco foi criado pelo Tonico de Ogum com o objetivo de valorizar as raízes africanas. “O Bloco foi idealizado por Tonico de Ogum, ele é músico, artista e ativista negro e ele cria o bloco como uma referência que ele traz de Aracajú, ele é sergipano. Dentro dos trabalhos sociais que nós desenvolvemos com as crianças, a gente sente também essa necessidade de ter algo representativo dentro do Carnaval, já que não tinha mais as escolas de samba e os nossos alunos vem desse movimento”.   

Vanessa também lembra que o nome Navio negreiro não tem o objetivo de lembrar a melancolia e sofrimento da escravidão, mas sim, de ressaltar a preciosidade identitária das pessoas que vieram nesses navios. “Esse navio ressignificado, chega da África cheio de preciosidades identitárias. Então ele traz a questão da fé, da ciência, do conhecimento, da cultura, do legado todo da ancestralidade afro aqui no Brasil”.

Para celebrar a cultura afro, o bloco será composto por instrumentos típicos e ritmos afro-brasileiros, bem como por danças e representação dos Orixás. A ideia dos organizadores é dar continuidade às atividades do bloco durante o ano com oficinas de percussão, customização de indumentária e de dança afro.

As oficinas serão gratuitas e devem iniciar em março. Já o festejo do bloco nesta sexta-feira também é gratuito e aberto ao público, basta se identificar com a proposta e gostar de brincar o Carnaval.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais