Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Projeto de lei quer criar Galeria de Arte Urbana na Praça das Feiras

por Isadora Helena Martins

Iniciativa prevê uma exposição anual de arte de rua produzida por artistas locais

Foto: Ícaro de Campos, Divulgação
Foto: Divulgação

Oportunizar um espaço urbano para valorizar os artistas e as produções de Caxias do Sul com exposições ao ar livre é o objetivo do projeto de lei da vereadora Denise Pessoa (PT). A proposta protocolada nesta semana na Câmara de Vereadores cria a Galeria de Arte urbana na Praça das Feiras. A matéria prevê a criação de um edital com chamamento público para selecionar artistas locais a fim de construir uma exposição anual de arte de rua no local que também é conhecido como Praça do Trem.

Na exposição de motivos a parlamentar também argumenta que a iniciativa busca alcançar uma grande parte da população disponibilizando o acesso gratuito à arte, bem como oportunizar a liberdade de expressão. Ela também explica como irá funcionar a seleção de artistas: “A ideia seria que no mês de setembro houvesse um edital chamando e dando as condições qde cada exposição, o período que iria ficar. Essa comissão curadora seria paritária, ou seja, metade de integrantes da secretaria Municipal de Cultura e a outra metade do Conselho de Cultura”.

O projeto ainda classifica como arte urbana o grafite, o estêncil, cartazes também chamados de lambe-lambe, projeções de vídeo, instalações de rua, artista de rua e mural. Estas seriam as manifestações artísticas que poderiam ser expostas na Praça das Feiras, por um período a ser definido pela organização. “Caxias do Sul tem muitos artistas que inclusive tem projeção mundial, com exposições fora do país e a gente precisa reconhecer. A iniciativa privada tem feito a sua parte, mas, a iniciativa pública ainda precisa valorizar mais, porque a ideia também é dar mais vida àquele espaço”.

O texto da proposição especifica que ficará a cargo da Secretaria de Cultura e do Conselho Municipal de Cultura a organização e a coordenação da Galeria de Arte Urbana na Praça das Feiras. A Secretaria também fica encarregada de produzir um registro técnico das exposições para arquivo e consulta, nos formatos gráfico-impresso e audiovisual. Esse material seria disponibilizado em locais públicos e como recurso didático nas escolas do município.

Antes de ir à plenário para votação a matéria precisa dos pareceres da Comissão de Constituição, Justiça e Legislação e da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais