Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil chega a Caxias do Sul na próxima terça-feira (02/04)

por Daniel Lucas Rodrigues

Furgão do CineSolar estaciona na escola municipal Caldas Júnior, a partir das 19h

Foto: CineSolar/Divulgação

Caxias do Sul receberá o primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil no próximo mês. No dia 02 de abril, terça-feira, a comunidade terá acesso ao CineSolar, a partir das 19h, na escola municipal Caldas Júnior, na rua Ottone Bassanesi, nº 225, bairro Petrópolis. A ideia é possibilitar a vivência de um cinema ao ar livre, com distribuição de pipoca gratuita, diversão em família, sustentabilidade, ciências e tecnologia.

Na telona serão exibidos curtas-metragens infantis, dois curtas produzidos pelos alunos da cidade e a animação chinesa “Foodiverso - Uma Galáxia em Perigo”. A entrada é livre, sem necessidade de ingresso. Além dos filmes, o evento terá atividades e oficinas de educação ambiental e linguagem audiovisual para crianças e jovens. 

Todos os equipamentos e ferramentas necessários para as ações vêm dentro de um furgão, uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz, que é o protagonista responsável pela magia do CineSolar. O veículo é adaptado com as placas fotovoltaicas no teto e carrega todo o cinema: as cadeiras e as banquetas, os sistemas de conversão de energia e armazenamento, de som e projeção, incluindo a tela. Suas luzes coloridas, a decoração de material reciclado e os objetos com princípios de magnetismo e eletricidade (laser e bola de plasma) ensinam, de forma lúdica, como a luz do sol se transforma em energia elétrica.

Às 19h, início das atividades, será realizada uma visita ao furgão sustentável. A partir das 19h30, começa a primeira sessão de cinema do evento. Às 20h30, a segunda sessão finaliza as ações do CineSolar em Caxias do Sul.

O CineSolar

Lançado pela Brazucah Produções, há 11 anos o CineSolar (linktr.ee/cine.solar) transforma espaços públicos e abertos em salas de cinema e já realizou cerca de 2300 sessões (com exibição de 220 filmes) e 690 oficinas para 341 mil pessoas de 700 cidades, de 23 estados e do Distrito Federal. O projeto, que cumpre 10 dos 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), já percorreu - com seus furgões Mahura e Tupã - mais de 302 mil quilômetros pelo país e atua com o objetivo de democratizar o acesso às produções audiovisuais (principalmente as nacionais), promover ações e práticas sustentáveis, a inclusão social e difundir a tecnologia da geração de energia solar.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais