Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Casa da Cultura recebe exposição 'Via Lucis', em Caxias do Sul

por Ivan Sgarabotto

Esculturas do artista Rogério Baierle podem ser conferidas até 28 de março

Foto: Divulgação

A mostra “Via Lucis - a via sacra da ressurreição” abre na Galeria de Arte Gerd Bornheim, na Casa da Cultura, na próxima sexta-feira, dia 02, às 19h30. As esculturas do artista Rogério Baierle traduzem cenas da vida de Cristo em 14 estações da Via Lucis.

O mais recente trabalho de esculturas em ferro de Baierle, retrata um dos eventos mais significativos da vida de Cristo e da Igreja. As 14 estações transitam entre a Páscoa da Ressurreição até Pentecostes, que é uma celebração cristã que comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos, 50 dias depois da Páscoa. A mostra propõe um caminho que alimenta a fé e convida todos a reforçarem os valores da paz e do amor.

“As obras de Baierle carregam uma força não apenas espiritual, mas também orgânica. São criações que exigem o trabalho da mente e do corpo em uma perfeita simbiose para traduzir a emoção e a densa matéria que é o ferro. Um artista que traz para o plano do humano a manifestação do divino, do que nos ultrapassa”, descreve o diretor da Galeria de Arte Gerd Bornheim, Gilmar Marcilio.

Para Baierle, a exposição “Via Lucis” é uma realização profissional, já que o artista é admirador da arte sacra. “Esse é um trabalho importante porque são quadros que falam da ressurreição de Jesus, retratando as muitas aparições dele”, contextualiza.

A exposição segue aberta até 28 de março, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e sábados das 10h às 16h. A entrada é gratuita.

Rogério Baierle

Rogério Paixão Baierle, natural de Porto Alegre e residente em Caxias do Sul, começou a trabalhar na criação de esculturas a partir de 1996. Colocando em prática as técnicas que aprendeu com o tio e o pai na antiga Metalúrgica Apolo, Baierle busca nas formas expressar a longevidade visual da obra. O artista usa o aço corten ou o aço carbono como material por meio das técnicas geométricas e de oxidação. Recebeu o Prêmio Latino Americano de Escultura e o Projeto Cultural SUR. Em 2010, começou a pesquisar e desenvolver a temática franciscana em suas criações, o que lhe abriu novas perspectivas para outras temáticas, também de caráter espiritual.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais