Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Museu dos Capuchinhos sedia exposição “Memórias e Coleções do Naturalista José Zugno

Baixar Áudio por Beverli Rocha

Abertura na quarta-feira também contará com o lançamento da 5ª edição da revista Le Musée

Foto: Divulgação

 

A exposição “Memórias e Coleções do Naturalista José Zugno” no Museu dos Capuchinhos (MusCap), é resultado de mais de dez anos de resgate, organização e catalogação do acervo de José Zugno realizados por Ricardo Zugno.

Zugno foi incansável na disseminação dos conhecimentos que dispunha e na busca de novas fontes de pesquisa. Ele coletou e conservou um vasto acervo de informações e materiais sobre tudo o que se relacionasse à natureza. 

A mostra apresenta à comunidade  parte dos documentos, fotos e objetos de seu acervo, representativos de sua vida pessoal e de um importante período da história do município. 

O espaço para esta exposição não poderia ser mais simbólico. A sala do atual Museu dos Capuchinhos integrava a antiga redação do jornal semanário Correio Riograndense, onde José Zugno, semanalmente, sentava-se para redigir a coluna Vida Agrícola que ele manteve por mais de 50 anos, colaborando significativamente para o desenvolvimento do meio rural em todo o território nacional, onde chegava o jornal.      


O diretor do MusCap, Frei Celso Bordignon e a museóloga Raquel Branbilla - participaram do programa Temática na manhã desta segunda-feria, quando falaram do assunto e destacaram o lançamento da Revista Le Musée. O periódico é uma das únicas publicações do Sul do país produzida por museus. Nesta edição, a quinta, há temas relevantes sobre conservacionismo e cultura em geral. Nos destaques da edição do ano, tem um olhar para o projeto "Assim cantam os Capuchinhos" com o trabalho sobre a vida musical dos frades elaborado pelo MusCap e uma entrevista especial com a bibliotecária chefe da divisão e curadora de obras raras na Biblioteca Nacional, Ana Virginia Pinheiro. 

Confira a entrevista na íntegra.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais