Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Biblioteca móvel da Sicredi Pioneira RS se torna autossustentável

por Isadora Helena Martins

A Abelhuda recebeu placas solares durante a última manutenção. Instituições atendidas pela biblioteca, do projeto União Faz a Vida, continuam recebendo assistência por vídeo em meio à pandemia.

Foto: Divulgação / Dehner Guth

A Abelhuda - biblioteca móvel que integra as iniciativas do Programa União Faz a Vida da Sicredi Pioneira RS – deu uma pausa nos “voos” por conta da pandemia, mas continua pensando no futuro! O veículo que leva literatura, arte e muitos ensinamentos para crianças e adolescentes da região, agora conta com placas solares.

O sistema de energia renovável foi instalado durante a última manutenção, tornando a biblioteca móvel autossustentável. Além das placas, o veículo recebeu um toldo elétrico e uma nova adesivagem com a abelha, símbolo do programa. Conforme a assessora de Programas Sociais da Sicredi Pioneira RS, Bianca Hennemann, a presença das placas solares vai potencializar o serviço prestado pela Abelhuda, tanto em eficiência quanto em disseminação de conhecimento: “Somos uma instituição financeira cooperativa que tem a sustentabilidade como essência, porque equilibramos a proposta econômica com a proposta social e, também, ambiental. Então, se nós prezamos por isso, prezamos por fontes de energia renovável, se temos uma linha de crédito focada nessa questão da energia solar, os nossos espaços também precisam fazer uso dessas energias renováveis. Nada melhor do que fazer isso na nossa biblioteca móvel, porque a gente acaba atingindo diversas crianças e adolescentes que certamente vão despertar a curiosidade sobre essas placas e, assim, é mais uma forma de incentivarmos o aprendizado pra essas determinadas fontes de energias renováveis”, disse.

 Atualmente, o veículo está equipado com cerca de 1.000 títulos, desde a educação infantil até o ensino médio. Inaugurada em 30 de novembro de 2011, a Abelhuda começou a rodar em 2012, no Ano Internacional das Cooperativas. Desde 2016, quando deixou de operar em uma Kombi e passou a atuar em uma van, foram realizadas 768 visitas. Nesse período, cerca de 1.170 crianças e adolescentes foram alcançados por meio do universo lúdico e educativo da literatura, música e contação de histórias.

 Durante a entrevista, Bruna também explicou que, desde o início da pandemia, a Abelhuda não tem visitado as escolas, mas os alunos das instituições parceiras do União Faz a Vida continuam recebendo assistência. O monitor pedagógico Daniel Stein tem gravado vídeos em algumas escolas e enviado para os alunos. Alguns desses materiais, com contação de histórias, estão disponíveis no canal da Sicredi Pioneira, no YouTube, para o público em geral.

Ouça a entrevista completa com Bianca Hennemann AQUI. 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais