Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Festival de Música de Rua apresenta maratona de shows nessa semana

Baixar Áudio por Beverli Rocha

Serão 40 apresentações, projeção de documentário, residência artística e outras novidades

Trio paranaense Tuyo
Foto: Foto: Buio Assis

Concebido neste ano em dois momentos, a Etapa Caxias e a Etapa Serra Gaúcha, o festival reafirma a cena cultural local na qual eventos populares como esse mudam a cena da música brasileira e inserem Caxias do Sul e a região nesse contexto.

O Festival Música de Rua terá em seu lineup shows da cantora paraense Keila, do trio paranaense Tuyo, do ícone da música gaúcha contemporânea Borghetinho, dos uruguaios do Cuarteto Ricacosa e do “cantautor” Ricardo Pita, que vem o Equador.

 

De 22 a 28 de abril, a Etapa Caxias do festival mobilizará grupos e artistas caxienses para apresentações em lugares onde as pessoas estão como igrejas e escolas, focando também na formação de público. Nessa etapa, as apresentações incluem o duo de gaitas serrano formado por Karol Coelho e Rafael Siqueira, o tenor Dirceu Pastori, que se apresenta com o pianista Paulo Johann, o grupo Zingado, a Banda Marcial do Cristóvão de Mendoza, a banda Catavento, que acaba de fazer show no conceituado festival Lollapalooza, e o espetáculo cênico-musical Histórias para Voar com atores Aline Tanaã, Giovana Mazzochi, Douglas Trancoso e Gabriel Zeni.

A Etapa Serra Gaúcha terá shows em Caxias e Bento Gonçalves dias 1º, 4 e 5 de maio.

No dia 1º de maio, às 17h, o festival ocupará o espaço Fabbrica, em Caxias, com apresentações de Ricardo Pita e da Banda Marcial do Cristóvão de Mendoza.

Os shows em Bento Gonçalves serão realizados dia 4, às 15h, na Rua Coberta, com as seguintes atrações: Ricardo Pita, do Equador, Tuyo, banda Trebbiano, de Bento Gonçalves, e o projeto Rapajador. A estrutura terá food trucks com opções de alimentação e cerveja artesanal.

Em Caxias, dia 5, às 15h, os shows serão na Universidade de Caxias do Sul que, pelo segundo ano, é parceira do festival. As atrações serão o Quarteto Ricacosa, Ricardo Pita, Keila, Tuyo, Renato Borghetti, projeto Rapajador e Slam das Manas. Na área montada junto ao estacionamento da UCS, o público contará com serviços e alimentação em food trucks.

Das atrações internacionais, os uruguaios do Quarteto Ricacosa promovem uma fusão de ritmos tradicionais como o tango ao folclore do Uruguai. Já o cantor e compositor equatoriano Ricardo Pitta, cujo trabalho funde referências tropicais, swing, rock alternativo e folclore latino-americano.

Do Brasil, o lineup tem o trio paranaense Tuyo, que a cada dia conquista mais fãs e popularidade com uma estética que inclui o folk e transita também pelo lo-fi hip hop e até o synth pop. Outro destaque e a performance pra lá de animada da amazonense radicada no Pará Keila. Ex-integrante da Gang do Eletro, a moça promove uma calorosa fusão o brega paraense com o funk.

Outro destaque dos shows do Festival Música de Rua em Caxias será Renato Borghetti. Verdadeiro ícone da música contemporânea gaúcha, Borghetinho tem projeção internacional pela aproximação da música do Pampa – composta por gêneros como vanerão, xote, milonga e chamamé, dentre outros – ao jazz fusion.

A programação na Universidade de Caxias do Sul também inclui o projeto Rapajador, que aproxima o rap das pajadas gaudérias e é desenvolvido pelo rapper

Chiquinho Divilas e o acordeonista Rafael De Boni, com a participação do compositor Rodrigo Molares e do DJ Hood. Outro destaque é a participação do coletivo Slam das Manas que levará seu discurso e seus versos de empoderamento feminino ao palco do festival.

O produtor cultural, músico e um dos organizadores do Festival, Luciano Balen, falou sobre a efervescência cultural na região a partir da iniciativa em entrevista ao programa Temática desta terça-feira. Confira na íntegra.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais