Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Exposição 'São Francisco – Il Poverello d’Assisi' no Museu dos Capuchinhos, em Caxias

por Ivan Sgarabotto

O trabalho é a primeira mostra das duas exposições de artistas e coletivos selecionados através do Edital #ocupaMusCap

O Museu dos Capuchinhos – MusCap, realiza nesta quarta-feira (23), às 18h30min, a abertura da exposição São Francisco – Il Poverello d’Assisi, da artista Benedita Zadoná Ceccato. O trabalho é a primeira mostra das duas exposições de artistas e coletivos selecionados através do Edital #ocupaMusCap.

Entre as peças de barro que compõem a exposição o visitante poderá conferir:  Il Poverello d’Assisi, O Peregrino, O Encanto da Palavra, Alma de Poeta, Serenidade, Homem do Século, O Visionário, As Virtudes,  Meu Deus e Meu Tudo. A paixão por São Francisco de Assis e sua filosofia de vida, trouxe a inspiração para criar uma mostra tão simples quando à vida do "Poverello d"Assisi". As peças são um retrato da vida de São Francisco, o amante da natureza, o cuidador dos animais, o que rezava cantando, o poeta que meditava na gruta, o apaixonado pelo Cristo, o homem simples, mas visionário, enfim, um exemplo não apenas para seu século, mas para todo o milênio. 

A família Ceccato encontrou na terra e no barro o tesouro dos seus sonhos: a economia e a alegria do trabalho diário. De uma olaria artesanal para uma fábrica de tijolos. Os pais de Benedita, Domingos Luiz Zandoná e Dozolina Amábile Ferronato Zandoná, eram da Ordem Terceira Franciscana; a reza do Ofício de São Francisco acompanhou sua vida, ligada à pequena Igreja de São Francisco, na comunidade de São Francisco do Retiro, Veranópolis, onde Benedita nasceu. 

Ao longo da vida a artista viu no barro a possibilidade de expressar sua arte. Residente em Vila Flores, a inspiração mais marcante vem da Oração da Paz, do Cântico do Sol e da vida simples franciscana.  O casamento com Jacir Ceccato despertou a artista  para o trabalho com o barro, seguindo a atividade cerâmica da família. Professora aposentada, Benedita dedica-se ao ateliê L’Arte Ceccato, na Linha Aimoré, interior de Vila Flores. Foi secretária de Turismo, fundadora e integrante do filó italiano de Vila Flores.

A exposição São Francisco – Il Poverello d’Assisi, da artista Benedita Zadoná Ceccato, poderá ser visitada de 23 de novembro até o final do mês de dezembro, no Museu dos Capuchinhos – MusCap. O trabalho é a primeira mostra das duas exposições de artistas e coletivos selecionados através do Edital #ocupaMusCap.

O Museu dos Capuchinhos está localizado na Rua General Mallet, 33a, bairro Rio Branco em Caxias do Sul. Mais informações pelo telefone (54) 3320-9565 ou pelo site www.muscap.org.br

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais