Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Desfile de 20 de Setembro celebra 182 anos da Revolução Farroupilha

por Ivan Sgarabotto

Evento reuniu milhares de pessoas em Porto Alegre

Foto: Karine Viana

Com o tema 'Farroupilhas: idealistas, revolucionários e fazedores de história', o desfile cívico-militar em comemoração aos 182 anos da Revolução Farroupilha levou milhares de pessoas à orla do Guaíba, na zona Sul de Porto Alegre, nesta quarta-feira, 20,, feriado que comemora o evento. Recebido ao som de 'Honras de Estilo ao Governador', executado pela banda da Brigada Militar, o governador em exercício José Paulo Cairoli acompanhou a apresentação no palanque oficial, ao lado de autoridades militares e civis do estado. 

Mais de 1,5 mil cavalarianos, representantes de 73 entidades tradicionalistas, Polícia Civil, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Instituto-Geral de Perícias (IGP) e Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e estudantes do Colégio Tiradentes de Porto Alegre, participaram do desfile.

O trajeto, que começou às 10h, percorreu a Avenida Edvaldo Pereira Paiva, no sentido bairro-Centro, em direção à Avenida Aureliano de Figueiredo Pinto. 

20 de Setembro 

A Revolução Farroupilha foi um dos mais longos e significativos movimentos de revoltas civis brasileiros, envolvendo os mais diversos segmentos sociais na Guerra dos Farrapos contra o Império, que teve início em 20 de setembro de 1835 e terminou em março de 1845. Por isso, as comemorações dos festejos farroupilhas resgatam a história da data, que se tornou um momento especial de culto às tradições gaúchas, mobilizando grande parte da população do estado.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais