Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Grupo Ueba Produtos Notáveis inicia comemoração dos 20 anos com oito apresentações gratuitas do espetáculo “Faísca D´Água”

Baixar Áudio por Clayton Camargo

Peça teatral coloca frente a frente a natureza e a humanidade, passando uma importante mensagem sobre a preservação dos recursos naturais da Terra

Foto: Marcos Souza

Grupo Ueba Produtos Notáveis completa 20 anos de estrada em 2024 e para dar início às comemorações das duas décadas, que contarão com um intenso calendário comemorativo, o grupo caxiense com atuação no teatro, na literatura e no cinema lança o projeto de circulação do espetáculo Faísca D´Água. Serão oito apresentações gratuitas para a comunidade, sendo cinco em parques e locais de convívio e lazer em Caxias do Sul. A apresentação de estreia do circuito acontece no dia 2 de março (sábado), às 17h, na Praça Dante Alighieri, seguida do Parque Getúlio Vargas, que receberá a peça no dia 3 de março (domingo), às 16h. No dia 10 de março (domingo), às 16h, será a vez dos Pavilhões da Festa da Uva receberem o espetáculo, que passará, ainda, pela Feira Maesa Cultural, no dia 17 de março (domingo), às 16h, e pelo estacionamento da Universidade de Caxias do Sul, às 16h do dia 7 de abril (domingo).

Além disso, serão realizadas três apresentações em escolas da rede pública municipal próximas ao Centro Cultural Moinho da Cascata, sede do Grupo Ueba, contemplando alunos das escolas EMEF Paulo Freire, EMEF Machado de Assis e EMEF Arnaldo Ballvê. Dessa forma, a comunidade escolar também é beneficiada com arte, folclore e cultura.

Faísca D´Água é uma das mais recentes montagens autorais do repertório do Grupo Ueba, lançada em 2022. É um espetáculo cênico leve, lúdico e instigante, encantando o público de todas as idades com a utilização de elementos clássicos do teatro de rua, como pernas de pau, música ao vivo, adereços e bonecos gigantes manipulados pelo elenco. A obra valoriza o folclore enquanto bem imaterial do povo, as lendas, os costumes e os saberes populares do Brasil.

Com direção e dramaturgia de Jonas Piccoli, o espetáculo terá quatro atores em cena nas oito apresentações. A peça aborda a importância da preservação dos saberes e fazeres do povo brasileiro, da América Latina e da África, iniciando pelas tradições dos povos originários, a chegada dos europeus e dos africanos, até os atuais imigrantes. O ponto de partida é o encontro de dois seres cheios de sabedoria: um representa a magnitude dos seres humanos e seus modos de cultivo; e o outro está ligado à terra, seus elementos, geografia, fauna e flora. O encontro desses personagens faz o público refletir sobre mitos, lendas, cultivos, partindo de suas origens e de como eles constroem a identidade de um povo a partir da diversidade. O espetáculo também visa sensibilizar sobre a importância de conhecer e entender as raízes do povo e alertar para a preservação dos recursos naturais da Terra, especialmente a água.

As apresentações de Faísca D’água são um projeto idealizado e produzido pelo Grupo Ueba Produtos Notáveis, viabilizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul, apoio cultural da Fundação Marcopolo e apoio do Centro Cultural Moinho da Cascata e da Universidade de Caxias do Sul.

Importante: em caso de chuva a programação poderá sofrer alterações, que serão comunicadas nas redes sociais do Grupo Ueba @grupoueba.

PROGRAMAÇÃO DAS APRESENTAÇÕES AO PÚBLICO

02/03 – Praça Dante Alighieri, às 17h

03/03 – Parque Getúlio Vargas, às 16h

10/03 – Pavilhões da Festa da Uva, às 16h

17/03 – Feira Maesa Cultural, às 16h

07/04 – Estacionamento da Universidade de Caxias do Sul, às 16h

ENTRADA: Gratuita

Em caso de chuva a programação poderá sofrer alterações, que serão comunicadas nas redes sociais do Grupo Ueba @grupoueba

 

SINOPSE DE FAÍSCA D`ÀGUA

 

"Faísca d'Água", produção do Grupo Ueba Produtos Notáveis, explora o confronto desafiador entre a natureza e a humanidade, destacando a água como elemento crucial. Dois seres sábios, representando a humanidade e a natureza, se encontram. A natureza decide retirar a água da humanidade devido ao mau uso desse recurso. Agora, a humanidade precisa convencê-la a dar outra chance, compartilhando contos que evidenciam a capacidade de aprendizado e evolução humana por meio do folclore, dos saberes, fazeres, mitos e lendas. A apresentação destaca-se pela utilização de elementos clássicos do teatro de rua, como pernas de pau, música ao vivo, adereços e bonecos gigantes manipulados pelo elenco. Trata-se de um espetáculo que encanta plateias de todas as idades.

 

FICHA TÉCNICA

Peça: Faísca D´Água (circuito com oito apresentações gratuitas)

Obra, Direção e Dramaturgia: Jonas Piccoli

Elenco: Dóris Laroque, Maicon Lionço, Mike Almeida e Pablo Beluck

Pesquisa Contextual: Jonas Piccoli e Marcelo Caon

Figurinos: Daniel Lion

Cenografia e Adereços: Grupo Ueba Produtos Notáveis

Realização: Grupo Ueba Produtos Notáveis

Financiamento: Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul

Apoio Cultural: Fundação Marcopolo

Apoio: Centro Cultural Moinho da Cascata e Universidade de Caxias do Sul

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais