Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

'MTG quer preservar o que foi herdado da sua herança cultural', diz presidente do movimento

por Ivan Sgarabotto

Movimento Tradicionalista Gaúcho alerta sobre uso incorreto da bombacha 'original'

Foto: MTG/Divulgação

O Movimento Tradicionalista Gaúcho emitiu recentemente um Ofício direcionado às lideranças tradicionalistas acerca da necessidade de adequação da indumentária gaúcha na área campeira.

Em entrevista para a Tua Rádio São Francisco, o presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Nairo Callegaro, falou sobre a polêmica do uso da bombacha 'original'. "O MTG quer preservar o que foi herdado da sua herança cultural", explica o presidente do movimento tradicionalista sobre o alerta da descaracterização do uso da indumentária campeira ao longo dos últimos anos. Ainda conforme ele, o MTG segue o padrão do que é a bombacha. (Acompanhe, em áudio)

Segundo o documento, há muito tempo existe, entre os dirigentes do MTG, uma preocupação muito grande em relação ao uso incorreto principalmente da bombacha. Conforme o presidente, Nairo Callegaro, tem se disseminado o uso de bombachas estreitas, muito parecidas com calça, em total desconformidade com os regulamentos vigentes.

Partindo do princípio que o MTG é o guardião da cultura tradicional do Rio Grande do Sul, não é admissível que se continue aceitando essa total descaracterização desta peça, que verdadeiramente nos identifica como gaúchos – afirma o documento.

O assunto foi pauta da última reunião do Reunião do Conselho Diretor do MTG, realizada no dia 03 de março, quando foi aprovado por unanimidade entre os presentes que na Fecars – Festa Campeira do Rio Grande do Sul, será exigido rigorosamente o uso correto da indumentária por parte de todos os participantes. Para os rodeios promovidos pelas entidades filiadas, o prazo para os participantes se adequarem à exigência é até a data da Convenção Ordinária do MTG, em 2018.

A regulamentação para as atividades campeiras está estabelecida no artigo 67 do Regulamento Campeiro do Estado do Rio Grande do Sul e definida pelas Diretrizes da Pilcha Gaúcha do MTG.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais