Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Claquete: O Legado Italiano

Baixar Áudio por Eneias Junior

Marcia Monteiro

Foto: Divulgação/ Lança Filmes

E hoje é dia de claquete, e dia também de falar de uma super produção documental brasileira que chegou aos cinemas do Rio Grande do Sul e não é um documentário qualquer, é a história de um legado fundamental para nós gaúchos, trata-se de “O Legado Italiano” que é a dica de cinema de hoje aqui no claquete.

Na competente direção da cineasta carioca Márcia Monteiro, a obra documental a respeito do imenso legado da imigração italiana visita às inúmeras influências deixadas pela imigração italiana em diversos segmentos da sociedade. Remonta a origem da indústria metalúrgica, a vitivinicultura, a religiosidade, a música, o dialeto Talian e a culinária tradicional. O instrumentário apresenta uma série de entrevistas realizadas na Serra Gaúcha e em algumas cidades do Projeto Gemellaggio, na Itália, abordando os pontos em comum entre elas no passado, presente e as ambições para o futuro.

Um filme sobre praticamente toda a cultura que nós gaúchos vivenciamos diariamente realmente não deve ser passado despercebido nos cinemas. “O Legado Italiano” recebeu um belíssimo trabalho da diretora e roteirista Márcia Monteiro que com muito cuidado e maestria possibilita ao espectador uma verdadeira imersão na história da imigração italiana e seu impacto cultural. Uma bela salva de palmas também ao pessoal envolvido na produção, que conseguiu entregar um trabalho primoroso com uma pesquisa completa e minuciosa, um roteiro sequente e imersivo e claro, um jogo de imagens que fazem a obra se transformar em mais que um documentário e sim um sentimento, pra quem convive e conhece a força do legado da cultura italiana. O instrumentário mescla entrevistas aqui na serra, com as famílias de agricultores e historiadores especializados e também na Itália, onde passa o Projeto Gemellaggio, um processo de unificação cultural entre cidades imigrantes com cidades de onde aconteceu o êxodo, trazendo as heranças sanguíneas e pátrias à tona. Um trabalho essencial e muito rico em detalhes que merece e muito ser apreciado por quem ama a cultura Italiana e o que ela representa para o desenvolvimento das nossas cidades aqui da serra. 

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais