Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Tombamento do prédio que abrigou Moinho Covolan, em Farroupilha, é tema de audiência pública

por Pablo Ribeiro

Tombamento do Moinho Covolan estará na pauta da próxima reunião do COMPAC, dia 25 de agosto

Foto: Rafael Varela/Ascom Sedac/Divulgação

A Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa realizou Audiência Pública, na última sexta-feira (13), que tratou do tombamento do prédio do antigo Moinho Covolan, localizado no centro de Farroupilha, na Serra. O debate foi conduzido pelo deputado Pepe Vargas (PT), também proponente da atividade.

A integrante da Associação Cultural Moinho Covolan, Ana Paula Soares, que em fevereiro deste ano arrematou o prédio histórico em disputa judicial com parte dos herdeiros do fundador do Moinho, disse que para dar continuidade aos eventos e iniciativas culturais que viabilizem a conservação patrimonial do prédio é necessário o tombamento municipal. Ana Paula também fez críticas à administração municipal. "Já temos os pareceres municipal e estadual, mas não temos o principal, a decisão do prefeito", observou.

O ativista cultural André Constantin manifestou sua preocupação com a demora no despacho da administração municipal. "Essa morosidade acaba por inviabilizar incentivos e empreendimentos culturais", projetou. Ele disse que além do aspecto histórico, a manutenção e a preservação futura do prédio, como espaço cultural estão em questão.

O secretário de Gestão e Desenvolvimento Humano de Farroupilha, Rafael Colloda, respondeu às críticas afirmando que a prefeitura está respeitando a legislação vigente sobre o assunto e confirmou que o processo ainda está no Conselho.

Ao final do encontro o deputado Pepe Vargas anunciou que recebeu mensagem do Conselho Municipal do Patrimônio Artístico e Cultural de Farroupilha comunicando que a questão do tombamento do Moinho Covolan estará na pauta da próxima reunião do COMPAC, dia 25 de agosto.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais