Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Monumento Nacional ao Imigrante será oficialmente reconhecido como símbolo de Caxias do Sul

por Ivan Sgarabotto

Prefeito Alceu sanciona lei na manhã de segunda-feira, abrindo oficialmente a programação da 13ª Semana Nacional de Museus

Foto: Andréia Copini

O Monumento Nacional ao Imigrante será oficialmente reconhecido como símbolo de Caxias do Sul. A cerimônia ocorre às 9h de segunda-feira, 18, no espaço interno do Monumento, marcando a abertura da programação da 13ª Semana  Nacional dos Museus.

O projeto de lei de autoria do vereador Gustavo Toigo foi aprovado na sessão ordinária do Legislativo do dia 16 de abril e, segunda-feira, a lei será sancionada pelo Prefeito Alceu Barbosa Velho. No ato haverá a participação da Escola Municipal Zélia Rodrigues Furtado, que foi convidada para trabalhar a Cartilha 'Monumento Nacional ao Imigrante – 60 anos”. A escola também participa do Projeto Pinte seu Museu, junto ao Imigrante.

O Monumento ao Imigrante foi inaugurado em 28 de fevereiro de 1954 pelo então Presidente da República, Getúlio Vargas. Inicialmente foi idealizado para homenagear os colonizadores da Serra Gaúcha e a imigração italiana no Estado, porém sua destinação foi alterada um ano antes da sua inauguração, em 1953, pela Lei nº 1.801, que determinou que fossem homenageadas todas as etnias que contribuíram para a povoação e progresso do Brasil, passando a ser um monumento nacional.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais