Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Clube do Fotógrafo de Caxias promove palestra com Flavya Mutran

por Ivan Sgarabotto

Evento 'Desmemoriar o Fotográfico' com a Dra. e Mestre em Artes Visuais ocorre nesta terça-feira, a partir das 20h, na Galeria de Arte da Casa da Cultura

Foto: Flavya Mutran

A palestra 'Desmemoriar o Fotográfico' com a Dra. e Mestre em Artes Visuais Flavya Mutran ocorre nesta terça-feira, 15, a partir das 20h, com entrada franca, na Galeria de Arte da Casa da Cultura, em Caxias do Sul. O evento promovido pelo Clube do Fotógrafo de Caxias do Sul faz parte da 10ª Semana da Fotografia de Caxias do Sul.

A memória do homem contemporâneo é como se fosse uma coleção que mistura fotografias públicas com nossas próprias imagens e vivências pessoais. É justamente apostando na ideia de um arquivo mental supostamente universal composto de fotografias, que artistas de diferentes gerações vêm explorando o poder de ressignificação da imagem para colocar em xeque as relações entre realidade e ficção da imagem enquanto documento histórico e político-social.

Obras de mestres como Henri Cartier-Bresson, Robert Capa, Sebastião Salgado ou Walker Evans, por exemplo, foram revisitadas por artistas como Sherrie Levine, Zbigniew Libera, Rosângela Rennó, entre outros, servindo de mote para a pesquisa ARQUIVO 2.0, des_memórias fotográficas de Flavya Mutran, que procurou criar estratégias para manipular, expor e compartilhar fotos notórias, observando questões relacionadas com processos artísticos colaborativos, apropriação x autoria, tradução e deslocamento de sentidos para arquivos fotográficos disponíveis em rede.

Esse tema será o ponto de partida para o bate-papo sobre a Fotografia como um bem cultural, que muito mais que uma linguagem democrática e acessível às mais diferentes camadas sociais, se traduz hoje como um verdadeiro espaço relacional.

Flavya Mutran é paraense e atua no campo da Fotografia desde 1989. Iniciou na Associação Fotoativa em Belém/PA, e desde então, participa de exposições individuais e coletivas, salões de arte e grupos de pesquisa sobre Imagem, Arte e Comunicação. É Doutora e Mestre em Artes Visuais pelo PPGAVI do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com pesquisa sobre compartilhamentos de arquivos fotográficos via web.

Sua pesquisa de mestrado “Pretérito imperfeito de territórios móveis” recebeu o 11º Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia em 2010. Possui obras nos acervos da Coleção Pirelli MASP de Fotografia (São Paulo), da Coleção Joaquim Paiva no MAM-RJ e Fundação Biblioteca Nacional (Rio de Janeiro), Fundação Rômulo Maiorana (Belém), no MAC-RS e MARGS (Porto Alegre). Atualmente é professora auxiliar no Departamento de Design e Expressão Gráfica da Escola de Arquitetura da UFRGS, em Porto Alegre, onde vive e trabalha desde 2009.

Serviço

Local:  Galeria de Arte da Casa da Cultura

Rua Dr. Montaury 1333

Horário: 20h

Entrada Franca

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais