Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Casas da Quebrada distribui cinco mil fanzines como finalização do projeto

por Clayton Camargo

O material demonstra de maneira didática o impacto da iniciativa junto à população do bairro

Foto: Divulgação

Para concluir o ciclo de quase um ano de ações culturais no Bairro Euzébio Beltrão de Queiroz, o Projeto Casas da Quebrada realizou a entrega gratuita de mil fanzines na comunidade. Além disso, mais quatro mil exemplares serão entregues em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Caxias do Sul e em futuros mutirões do Projeto Mosaico na Quebrada. O material demonstra de maneira didática o impacto da iniciativa junto à população do bairro, com relatos dos realizadores e artistas participantes, imagens, um mapa ilustrado do bairro que identifica as residências contempladas e até mesmo um álbum de figurinhas com adesivos estilizados das casas.

 

Sobre o Casas da Quebrada: O principal objetivo das ações foi requalificar os espaços da comunidade para torna-los mais agradáveis e acolhedores e contribuir para o aumento da qualidade de vida dos moradores. Foram realizados três mutirões de pintura: nos dias 20 de maio e 23 de setembro de 2023, e 23 de março de 2024, com participação de diversos artistas, como Fernanda Rieta, Kelvin Koubik, Ana Scarceli, Rafael Lunardon, Róger Zortéa, Eti Black e Marcos Sikorski. No total, 75 residências foram pintadas. Atividades culturais abertas ao público também foram desenvolvidas, como oficinas de grafitti e pintura, apresentações musicais, rodas de samba e visitas guiadas às artes recém-criadas.

A iniciativa deu sequência à atuação do Projeto Mosaico na Quebrada – idealizado pelo rapper, Doutor e Mestre em Diversidade Cultural e Inclusão Social Chiquinho Divilas – que, com diversas intervenções no bairro nos últimos dois anos, tem dado mais cor e visibilidade à comunidade local.

Casas da Quebrada tem financiamento do Pró-Cultura RS – Lei de Incentivo à Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, realização do Instituto SAMbA 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais