Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

‘Viajante das Artes’ leva arte e cultura para estudantes de Caxias do Sul

Baixar Áudio por Isadora Helena Martins

Ônibus-biblioteca da Fundação Marcopolo está circulando por escolas públicas da cidade levando apresentações artísticas e atividades culturais

Foto: Gabriela Arse, Divulgação

Desde segunda-feira (07), um ônibus-biblioteca está levando artistas, pesquisadores, poetas e escritores a dez instituições caxienses. A caravana do projeto Viajante das Artes visitará nove escolas públicas de Caxias do Sul, além da Associação Criança Feliz reunindo crianças e adolescentes para atividades educativas, formativas e culturais. A iniciativa mobiliza apresentações de diferentes artistas do RS que participaram do Edital Criação e Formação – Diversidade das Culturas, realizado pela Fundação Marcopolo no ano passado.
O ônibus-biblioteca chega aos estudantes caxienses equipado com palcos, projetores e telas. Com estes equipamentos, os artistas viajantes das artes percorrem este circuito levando na bagagem muitos livros, jogos educativos, teatro, poesia e música. Os locais visitados serão a Associação Criança Feliz, além das escolas públicas, Carlin Fabris, Presidente Tancredo de Almeida Neves, Mário Quintana, Presidente Castelo Branco, Senador Teotônio Vilela, São Vicente, Marianinha de Queiroz, Ruben Bento Alves e Afonso Secco.
“Para nós é importante aumentar o repertório cultural das crianças nas escolas. E levar artistas que participaram do edital, além de artistas da cidade com o nosso ônibus-biblioteca que a gente gosta tanto é muito legal, estamos muito animados”, disse Creice Pellin Santiago Arse, especialista em responsabilidade social da Fundação Marcopolo, em entrevista ao programa Café & Cultura. 
Os artistas, autores, músicos, criadores e pesquisadores do Viajante das Artes são Alessandra Rech, Chiquinho Divilas, Feliciano Falcão – O Homem do Gato, Lucio Yanel, Ana Makki, Angela Maria Xavier Freitas, Carlos Badia, Cristiane Tedesco, Dinarte Albuquerque Borba, Rafael De Boni, o projeto RAPajador, além de Duda Keiber, Guilherme de Almeida e Valder Valeirão, do projeto Figurinhas de Pelotas e da Otroporto Indústria Criativa.
O Viajante das Artes busca na imagem do peregrino, do viajante, aquela pessoa que consegue ter muitas experiências e ser alguém que convive com muitas pessoas que pensam diferente. Assim, a partir de um olhar cosmopolita, busca-se afirmar e evidenciar diferentes repertórios artísticos como linguagem de educação, cultura e cidadania.
Realizado por De Guerrilha Produções com a colaboração da Fundação Marcopolo, o Projeto Viajante das Artes tem financiamento da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul, com Apoio Cultural da Pisani Plásticos, FOCCO Soluções de Gestão, e Sanmartin, em parceria com a Metadados.

CRONOGRAMA VIAJANTE DAS ARTES –  
Quarta, 9, Escola Senador Teotônio Vilela, manhã e tarde: Chiquinho Divilas e Dinarte de Albuquerque Borba.
Quinta, 10, Escola Marianinha de Queiroz, manhã e tarde: Chiquinho Divilas, Lucio Yanel e Carlos Badia.
Sexta, 11, Escola Afonso Secco, manhã e tarde: Chiquinho Divilas e Projeto Figurinhas de Pelotas.
Segunda, 14, Escola Carlin Fabris, manhã e tarde: Chiquinho Divilas e Angela Maria Xavier Freitas (Lanceirinho Negro). 
Terça, 15, Escola Presidente Castelo Branco, manhã e tarde: Chiquinho Divilas e Cristiane Tedesco.
Quarta, 16, Escola São Vicente, manhã e tarde: Chiquinho Divilas e Ana Makki (As Princesas e o Dragão).
Quinta, 17, Escola Ruben Bento Alves, Manhã: Chiquinho Divilas e Ana Makki; tarde Rafael De Boni (Causos e Gaitas).
Segunda, 21, Escola Tancredo Neves, manhã e tarde: Feliciano Falcão – O Homem do Gato e RAPajador.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais