Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Exposição 'Itinerarium Meum' de Celso Bordignon é lançada no Campus 8 da UCS

por Ivan Sgarabotto

Mostra do frei e diretor do Museu dos Capuchinhos apresenta a trajetória de quatro décadas do artista

Foto: João Carlos Romanini

A exposição 'Itinerarium Meum' do frei e diretor do Museu dos Capuchinhos (MusCap), Celso Bordignon, foi aberta nesta quinta-feira, 12, na Galeria de Artes do Campus 8 da UCS, em Caxias do Sul. A mostra apresenta a trajetória de quatro décadas do artista. A mostra poderá ser visitada até o dia 30 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 08h às 22h30, com entrada franca. A organização e expografia é de Mara Galvani. Visitas de escolas e grupos devem ser agendadas pelo telefone (54) 3289-9000 com a Rosiana Frizon.

A exposição 'Itinerarium Meum' é composta por 74 obras em desenhos e pinturas realizadas em diferentes técnicas, suportes e dimensões que representam um pouco da trajetória de mais de mil obras do artista, seu pensamento, suas pesquisas, seus processos de criação desenvolvidos do bico de pena, grafite, lápis de cor, sanguínea, pastel seco, nanquim e aquarela sobre papel ao acrílico sobre tela, acrílico sobre eucatex, têmpera ovo sobre madeira, como também, encáustica sobre madeira.

De acordo com o professor e coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Caxias do Sul, Pedro Inda, os lugares e os contextos vividos pelo artista influenciaram diretamente nas técnicas e materiais utilizados em suas produções sem, no entanto, impedi-lo de trabalhar diariamente. A mostra "tem um caráter também didático, pois Bordignon, que foi professor do Curso de Artes Visuais da UCS, pretende que a exposição chegue aos acadêmicos propondo uma reflexão sobre a importância do desenho, do estudo e do trabalho persistente no processo de criação do artista, através desse percurso em que o foco não é a obra final, mas os caminhos para se chegar até ela".

O frei Celso tem em seu currículo cursos superiores em Filosofia (UCS) e Teologia (PUC-Poa), Mestrado em Arqueologia Paleocristã (PIAC- ROMA) e Doutorado em Arqueologia Cristã (PIAC-ROMA) e inúmeros cursos de pintura, desenho, estética, artes plásticas e também de acervos e restauração, viagens de estudo e uma dezena de mostras importantes, entre coletivas e individuais, trabalhos de pintura em locais públicos, professor, colaborador em publicações e, atualmente, trabalha com pintura, conservação e restauro, no seu próprio atelier e na direção e organização do Museu dos Frades Capuchinhos do RS.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais